Rios que abastecem Piracicaba seguem com nível e vazão abaixo da média em outubro 

Foto: Edijan Del Santo

Mesmo com as chuvas registradas na segunda quinzena de outubro, os rios Piracicaba e Corumbataí, que abastecem Piracicaba, seguem com nível e vazão abaixo da média esperada para o mês. Os dados são do boletim Sala de Situação do Consórcio das Bacias PCJ, com base em informações do SP Águas, divulgadas nesta quarta-feira. 

Responsável por mais de 80% do abastecimento da cidade, o Rio Corumbataí apresentou vazão de 5,85 mil litros de água por segundo (m³/s) nesta quarta — valor 28% menor que a média histórica para o mês, de 8,13 m³/s. 
O nível do manancial também está abaixo da média: 0,88 metro de profundidade, cerca de 6% menor que o esperado para outubro, que é de 0,94 metro. 

O Rio Piracicaba, que responde por cerca de 20% do abastecimento local, tem vazão 67,8% abaixo da média para o mês. Na estação de captação da Rua do Porto, o volume registrado foi de 22,23 m³/s, frente à média de 69,63 m³/s. 
O nível do rio também segue baixo, com 1,08 metro de profundidade nesta quarta-feira — 30% abaixo da média histórica de 1,55 metro para outubro. 

Segundo a estação meteorológica da Esalq/USP, Piracicaba acumulou 46,2 milímetros de chuva na primeira quinzena de outubro, com maior concentração entre os dias 8 e 13. A média histórica para o mês é de 110,3 milímetros, o que indica que, até o momento, o volume de chuvas está bem abaixo do esperado. 

Compartilhe!

Pesquisar

Mais recentes

Comboio militar e ações de saúde marcam evento Coluna da Vitória em Campinas

Obras interditam ruas no Cambuí neste fim de semana

Limeira tem plantão de vacinação neste fim de semana

PODCASTS

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Comboio militar e ações de saúde marcam evento Coluna da Vitória em Campinas

Campinas vai receber neste sábado, 15 de novembro, feriado da Proclamação da República, o evento cívico-cultural Coluna da Vitória 2025. A programação começa às 10h com o desfile de cerca de 40 veículos militares antigos pelas principais avenidas da cidade, em homenagem aos 80 anos do retorno dos pracinhas campineiros que lutaram na Segunda Guerra Mundial.

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.