A Concessionária Rota das Bandeiras vai interditar nesta quarta-feira, 22 de outubro, a partir das 15h, a passagem inferior do Trevo do Real Parque, no km 116 da rodovia Professor Zeferino Vaz (SP-332), em Campinas. O bloqueio será nos dois sentidos da ligação direta entre o bairro Real Parque e a região central de Barão Geraldo.
A interdição vai durar quatro meses e é necessária para a construção de duas novas passagens inferiores. As obras terão escavações de até três metros de profundidade e o içamento de vigas. As novas estruturas vão permitir a implantação de pistas marginais sobre elas, como já acontece na pista principal.
Durante o período de obras, será instalada uma travessia provisória para pedestres e ciclistas. Para os motoristas, o acesso ao distrito de Barão Geraldo pela pista sentido Paulínia e a entrada ao Real Parque pela pista sentido Campinas continuarão liberados.
A concessionária realizou reuniões com a Emdec e a Artesp para organizar os desvios e ajustar o funcionamento das linhas de ônibus.
Como ficam os desvios no trânsito
Quem sair do Real Parque em direção a Barão Geraldo deverá seguir pela pista sentido Campinas da Zeferino Vaz. Haverá duas opções de retorno:
- No km 113, no entroncamento com a rodovia D. Pedro I, indicado para ônibus e caminhões
- No km 112 do Tapetão, retorno temporário exclusivo para carros e motos
O retorno próximo à Igreja Nossa Senhora Desatadora dos Nós será em nível, com uso da faixa da esquerda nos dois sentidos. Todo o trecho recebeu sinalização especial. O projeto foi apresentado à Artesp.
Segundo a Rota das Bandeiras, o local escolhido para o retorno tem maior segurança viária e melhor capacidade para absorver o tráfego. O trecho entre os km 116 e 113 da Zeferino Vaz tem duas faixas, enquanto o Tapetão tem três.
Quem sair de Barão Geraldo pela avenida Eduardo Pereira de Almeida e quiser ir ao Real Parque ou seguir pela pista sentido Campinas deverá pegar a pista sentido Paulínia e fazer o retorno no Trevo de Betel, no km 119.
Obras fazem parte de pacote de melhorias
As obras fazem parte da qualificação viária da Zeferino Vaz entre os km 114 e 125, no trecho entre Barão Geraldo e Paulínia. O pacote inclui a construção de pistas marginais e a remodelação dos trevos do Real Parque, Betel e Laranjão.
As obras no Trevo do Laranjão e nas pistas entre os km 121 e 125 foram concluídas em novembro de 2024. O investimento total da concessionária é de R$ 180,3 milhões, conforme valores atualizados em julho de 2025.