Trevo do Real Parque será interditado na tarde desta quarta-feira

Foto: Rota das Bandeiras

A Concessionária Rota das Bandeiras vai interditar nesta quarta-feira, 22 de outubro, a partir das 15h, a passagem inferior do Trevo do Real Parque, no km 116 da rodovia Professor Zeferino Vaz (SP-332), em Campinas. O bloqueio será nos dois sentidos da ligação direta entre o bairro Real Parque e a região central de Barão Geraldo.

A interdição vai durar quatro meses e é necessária para a construção de duas novas passagens inferiores. As obras terão escavações de até três metros de profundidade e o içamento de vigas. As novas estruturas vão permitir a implantação de pistas marginais sobre elas, como já acontece na pista principal.

Durante o período de obras, será instalada uma travessia provisória para pedestres e ciclistas. Para os motoristas, o acesso ao distrito de Barão Geraldo pela pista sentido Paulínia e a entrada ao Real Parque pela pista sentido Campinas continuarão liberados.

A concessionária realizou reuniões com a Emdec e a Artesp para organizar os desvios e ajustar o funcionamento das linhas de ônibus.

Como ficam os desvios no trânsito

Quem sair do Real Parque em direção a Barão Geraldo deverá seguir pela pista sentido Campinas da Zeferino Vaz. Haverá duas opções de retorno:

  • No km 113, no entroncamento com a rodovia D. Pedro I, indicado para ônibus e caminhões
  • No km 112 do Tapetão, retorno temporário exclusivo para carros e motos

O retorno próximo à Igreja Nossa Senhora Desatadora dos Nós será em nível, com uso da faixa da esquerda nos dois sentidos. Todo o trecho recebeu sinalização especial. O projeto foi apresentado à Artesp.

Segundo a Rota das Bandeiras, o local escolhido para o retorno tem maior segurança viária e melhor capacidade para absorver o tráfego. O trecho entre os km 116 e 113 da Zeferino Vaz tem duas faixas, enquanto o Tapetão tem três.

Quem sair de Barão Geraldo pela avenida Eduardo Pereira de Almeida e quiser ir ao Real Parque ou seguir pela pista sentido Campinas deverá pegar a pista sentido Paulínia e fazer o retorno no Trevo de Betel, no km 119.

Obras fazem parte de pacote de melhorias

As obras fazem parte da qualificação viária da Zeferino Vaz entre os km 114 e 125, no trecho entre Barão Geraldo e Paulínia. O pacote inclui a construção de pistas marginais e a remodelação dos trevos do Real Parque, Betel e Laranjão.

As obras no Trevo do Laranjão e nas pistas entre os km 121 e 125 foram concluídas em novembro de 2024. O investimento total da concessionária é de R$ 180,3 milhões, conforme valores atualizados em julho de 2025.

Compartilhe!

Pesquisar

Mais recentes

Polícia prende suspeito de golpe do bilhete premiado em Campinas

Notificações escolares de violência crescem quase 10 vezes em Campinas

Vigilância Sanitária e Polícia Civil fecham comércio irregular de suplementos em Americana

PODCASTS

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.