A professora Patrícia Adolf Lutz foi anunciada como nova secretária de Educação de Campinas. Ela entrou no lugar do professor José Tadeu Jorge, que pediu exoneração nesta segunda-feira, 13 de outubro, para se dedicar a cuidados familiares, especialmente à irmã, que enfrenta problemas de saúde.
José Tadeu Jorge comandou a pasta desde 2021, no início da gestão do prefeito Dário Saadi. Também esteve à frente da secretaria entre 2009 e 2011. Durante sua atuação, liderou mudanças importantes na rede municipal, como o fim da fila por vagas em creches para crianças de 0 a 3 anos, reformas em escolas e a implantação de um planejamento estratégico com participação da comunidade escolar. Antes disso, foi reitor da Unicamp entre 2005 e 2009 e tem carreira consolidada como professor e pesquisador na área de Física.
A nova secretária tem experiência na rede estadual, onde atua como dirigente regional de ensino na região Campinas Oeste, que atende cerca de 80 mil alunos. Já trabalhou como professora, coordenadora pedagógica, vice-diretora e diretora. É formada em Matemática pela Unesp e em Pedagogia pela Unar, além de ser advogada. Tem especialização em Educação Especial, MBA em Gestão Escolar Empreendedora e em Direito de Família e Sucessão. Atualmente, cursa mestrado em Política Educacional e formação de professores.