A 1ª fase do Vestibular da Unicamp 2026 será aplicada neste domingo (26). Os portões abrem às 8h e o início da prova será a partir 9h, no horário de Brasília.
Com duração de 5 horas, a prova será composta por 72 questões de múltipla escolha. Ao todo, 61.698 candidatos concorrem a 2.530 vagas em 69 cursos de graduação.
A primeira fase será aplicada em 31 cidades no estado de São Paulo: Americana, Araçatuba, Barueri, Bauru, Botucatu, Bragança Paulista, Campinas, Franca, Guarulhos, Indaiatuba, Jundiaí, Limeira, Lorena, Marília, Mogi das Cruzes, Mogi Guaçu, Osasco, Piracicaba, Presidente Prudente, Ribeirão Preto, Santo André, Santos, São Bernardo do Campo, São Carlos, São João da Boa Vista, São José do Rio Preto, São José dos Campos, São Paulo, Sorocaba, Sumaré e Valinhos.
Fora do estado de São Paulo, recebem as provas seis capitais: Belo Horizonte, Brasília, Curitiba, Fortaleza, Recife e Salvador.
A avaliação da primeira fase é composta de 72 questões de múltipla escolha, distribuídas da seguinte maneira: 12 questões de Língua Portuguesa e Literaturas de Língua Portuguesa, 12 questões de Matemática, 7 questões de História, 7 questões de Geografia, 3 questões de Filosofia, 3 questões de Sociologia, 7 questões de Física, 7 questões de Química, 7 questões de Biologia e 7 questões de Inglês. Cada questão tem quatro alternativas e vale um ponto.
É possível consultar o local de prova na área do candidato, no site da Comissão Permanente para os Vestibulares da Unicamp (Comvest).
O que levar:
Os candidatos deverão levar o original do documento de identidade indicado na inscrição, canetas de cor preta em material transparente, lápis preto e borracha. Será permitido o uso de régua transparente e compasso. É vedada a utilização de aparelhos celulares, relógios de qualquer tipo e quaisquer outros equipamentos eletrônicos, corretivo líquido, lapiseira, caneta marca texto, boné, chapéu ou outros materiais estranhos à prova. É permitido: água, sucos, chocolates, alimentos leves.
Os estudantes selecionados farão a 2ª fase nos dias 30 de novembro e 1º de dezembro.
A previsão para a divulgação da 1ª lista de aprovados é para 23 de janeiro de 2026.




