A Unidade de Pronto Atendimento de Vinhedo foi fechada temporariamente nesta sexta-feira para a conclusão das obras de reforma e modernização do prédio. A medida faz parte do programa de revitalização de espaços públicos da cidade e tem previsão de reabertura em março de 2026.
Durante o fim de semana, a Prefeitura inicia o transporte de equipamentos e a realocação das equipes médicas e de enfermagem. A partir de segunda-feira (3), os atendimentos clínicos e pediátricos passam a ser feitos em novos locais.
O atendimento clínico para adultos (a partir de 16 anos) será transferido para o Pronto Atendimento Dr. Tomaz Ortalle, que funciona 24 horas. Já o atendimento pediátrico passa a ser realizado exclusivamente no antigo prédio do Pronto Atendimento da Capela, também com funcionamento ininterrupto.
Casos mais graves continuam sendo encaminhados para a Santa Casa de Vinhedo ou atendidos pelos serviços de urgência e emergência pelos telefones 192 (Samu) e 193 (Bombeiros). O serviço de triagem e classificação de risco segue sendo feito por enfermeiros, conforme os protocolos.
Mesmo com a reforma, o setor de Raio-X agendado continua funcionando normalmente nas dependências da própria UPA.
A obra inclui troca de portas e batentes, pintura geral, reforma de janelas e vidros, melhorias no escoamento da água da chuva, atualização da rede elétrica, construção de um novo espaço para o necrotério e reorganização da área de estacionamento para motos dos servidores.
Também está prevista a ampliação do laboratório municipal e do Serviço Móvel de Urgência, que seguem funcionando durante as obras.
Desde a inauguração da unidade, em 2012, esta é a primeira grande reforma realizada no local.




