Amparo vira Capital da Fotografia com festival gratuito entre os dias 5 e 9 de novembro

Foto: Reginaldo Leme

A cidade de Amparo vai se transformar na Capital da Fotografia a partir desta quarta-feira (5), com o 9º Festival de Fotografia Amparo em Foco. O evento segue até domingo (9) e tem programação gratuita para todas as idades, com exposições abertas 24h, oficinas, palestras, saídas fotográficas e visitas guiadas.

A abertura oficial está marcada para quarta-feira, às 19h30, na sede do Cine Foto Clube, no Centro Histórico. O espaço será o principal ponto do festival, que também terá atividades na Praça da Matriz, Ladeira das Artes, Mercado Municipal, Fazenda Atalaia e no Sítio Duas Cachoeiras.

Entre os destaques estão os fotógrafos Bob Wolfenson e Emídio Luisi. Wolfenson participa de uma palestra no sábado (8), às 19h30, e lança o livro “Exteriores”, com imagens captadas ao longo de mais de 50 anos de viagens. Já Luisi apresenta a palestra “Imagens de um Tempo” no mesmo dia, às 11h, e lança obra homônima que retrata sua trajetória entre Itália e Brasil.

As exposições abertas 24h estarão na Praça da Matriz e na Ladeira das Artes. Na praça, o público poderá ver as mostras “Trabalho”, “Ensaio” e “Primeiro Quarteirão”, com retratos de trabalhadores e comerciantes da Rua Treze de Maio. Na Ladeira das Artes, estarão a exposição “Entre Atos”, do Photo Street São Paulo, e o tradicional “Varal Fotográfico”.

Outras exposições terão horários definidos. No Cine Foto Clube, das 10h às 22h, entre os dias 5 e 9, estarão “Reflexos Fractais”, “Fotografia de rua com alma brasileira” e “Paralelas”. No Mercado Municipal, das 9h às 22h, o público poderá visitar “Mestres da Vanguarda”, “2ª Mostra de Fotografias” e “2ª Mostra de Desenhos”, com trabalhos de alunos do clube.

Na Fazenda Atalaia, das 10h às 17h, a exposição “Naturalmente”, do fotógrafo Tiago Degaspari, vai mostrar imagens de animais como lobo-guará, onça parda, coruja-jacurutu e aves raras. No domingo (9), o local também será ponto de passeio guiado com Rafael Leopoldi.

A programação inclui ainda oficinas e palestras. Na sexta-feira (7), às 19h30, Daniela Lucheta fala sobre inteligência artificial. No sábado (8), acontecem a oficina “Fotografias de Monóculos”, o workshop “Fotografia de Alimentos” e a palestra “Dia dos Mortos no México”.

No domingo (9), o festival começa cedo, às 6h, com observação e fotografia de aves no Sítio Duas Cachoeiras. Às 10h, haverá saída fotográfica pelo Centro Histórico com Celso Vick, e às 11h, visita guiada à Matriz de Amparo com Adilson Zorzi.

Compartilhe!

Pesquisar

Mais recentes

Colunista da CBN Rossandro Klinjey participa de módulo do Café Filosófico nesta terça-feira (4)

Projeto Sinestesia realiza espetáculo inclusivo em Campinas no dia 8 de novembro

Orquestra Jovem de Indaiatuba apresenta trilhas de filmes em concerto gratuito neste sábado

PODCASTS

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Projeto Sinestesia realiza espetáculo inclusivo em Campinas no dia 8 de novembro

O espetáculo de encerramento do projeto “Sinestesia: Dança e Poesia Além dos Sentidos” acontece às 17h30 do próximo dia 8 de novembro, no CIS-Guanabara, em Campinas. A apresentação será gratuita e acessível em Libras (Língua Brasileira de Sinais) e com audiodescrição. A iniciativa tem como foco pessoas com deficiência visual e múltipla (surdocegueira) da Região Metropolitana de Campinas.

Na Tela: Produções nacionais e de terror dominam semana do Halloween

A semana de Halloween está recheada de lançamentos nas telonas, principalmente de filmes brasileiros, produções de terror ou até os dois juntos.  

Em destaque, o primeiro papel de Selton Mello após viver o deputado Rubens Paiva no vencedor do Oscar, Ainda Estou Aqui. Ele agora vive Edgar Wilson, um removedor de animais mortos, em Enterre Seus Mortos.

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.