Amparo vira Capital da Fotografia com festival gratuito entre os dias 5 e 9 de novembro

Foto: Reginaldo Leme

A cidade de Amparo vai se transformar na Capital da Fotografia a partir desta quarta-feira (5), com o 9º Festival de Fotografia Amparo em Foco. O evento segue até domingo (9) e tem programação gratuita para todas as idades, com exposições abertas 24h, oficinas, palestras, saídas fotográficas e visitas guiadas.

A abertura oficial está marcada para quarta-feira, às 19h30, na sede do Cine Foto Clube, no Centro Histórico. O espaço será o principal ponto do festival, que também terá atividades na Praça da Matriz, Ladeira das Artes, Mercado Municipal, Fazenda Atalaia e no Sítio Duas Cachoeiras.

Entre os destaques estão os fotógrafos Bob Wolfenson e Emídio Luisi. Wolfenson participa de uma palestra no sábado (8), às 19h30, e lança o livro “Exteriores”, com imagens captadas ao longo de mais de 50 anos de viagens. Já Luisi apresenta a palestra “Imagens de um Tempo” no mesmo dia, às 11h, e lança obra homônima que retrata sua trajetória entre Itália e Brasil.

As exposições abertas 24h estarão na Praça da Matriz e na Ladeira das Artes. Na praça, o público poderá ver as mostras “Trabalho”, “Ensaio” e “Primeiro Quarteirão”, com retratos de trabalhadores e comerciantes da Rua Treze de Maio. Na Ladeira das Artes, estarão a exposição “Entre Atos”, do Photo Street São Paulo, e o tradicional “Varal Fotográfico”.

Outras exposições terão horários definidos. No Cine Foto Clube, das 10h às 22h, entre os dias 5 e 9, estarão “Reflexos Fractais”, “Fotografia de rua com alma brasileira” e “Paralelas”. No Mercado Municipal, das 9h às 22h, o público poderá visitar “Mestres da Vanguarda”, “2ª Mostra de Fotografias” e “2ª Mostra de Desenhos”, com trabalhos de alunos do clube.

Na Fazenda Atalaia, das 10h às 17h, a exposição “Naturalmente”, do fotógrafo Tiago Degaspari, vai mostrar imagens de animais como lobo-guará, onça parda, coruja-jacurutu e aves raras. No domingo (9), o local também será ponto de passeio guiado com Rafael Leopoldi.

A programação inclui ainda oficinas e palestras. Na sexta-feira (7), às 19h30, Daniela Lucheta fala sobre inteligência artificial. No sábado (8), acontecem a oficina “Fotografias de Monóculos”, o workshop “Fotografia de Alimentos” e a palestra “Dia dos Mortos no México”.

No domingo (9), o festival começa cedo, às 6h, com observação e fotografia de aves no Sítio Duas Cachoeiras. Às 10h, haverá saída fotográfica pelo Centro Histórico com Celso Vick, e às 11h, visita guiada à Matriz de Amparo com Adilson Zorzi.

Compartilhe!

Pesquisar

Mais recentes

Mais um filme contando a história de Silvio Santos chega aos cinemas

Quintal dos Prettos celebra Consciência Negra com roda de samba em Campinas

Projeto Raízes promove cultura negra nas escolas de Campinas

PODCASTS

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Mais um filme contando a história de Silvio Santos chega aos cinemas

Agora com Leandro Hassum no papel do apresentador, Silvio Santos Vem Aí se passa em 1989, logo após Silvio se candidatar à Presidência da República. A jornalista Marília, vivida por Manu Gavassi, é convocada a trabalhar na equipe do apresentador com o intuito de investigar a vida do candidato e prever qualquer tipo de ataque e jogo sujo dos adversários. Apesar de desconfiada, Marília é conquistada pelo carisma do comunicador, gerando uma parceria, mas também muitos embates. 

Projeto Raízes promove cultura negra nas escolas de Campinas

O projeto Raízes: Identidade e Cultura Negra vai apresentar um espetáculo teatral nesta quarta-feira, dia 19 de novembro, das 11h às 11h40, em uma escola de Campinas. A peça reúne alunos, professores e moradores da comunidade e marca o encerramento das atividades do projeto, que começou em setembro.

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.