Anvisa aprova vacina contra dengue do Butantan em dose única

Foto: Paulo Pinto/Agência Brasil

A Anvisa aprovou a vacina contra a dengue desenvolvida pelo Instituto Butantan, a primeira do mundo aplicada em dose única. O imunizante, chamado Butantan-DV, será usado em pessoas de 12 a 59 anos e deve entrar no Programa Nacional de Imunizações. A data para início da aplicação será definida pelo Ministério da Saúde. 

A informação foi obtida em primeira mão pela CBN

Mesmo antes da liberação, o Butantan já tinha começado a produzir a vacina e tem mais de um milhão de doses prontas para o PNI. O instituto também fechou parceria com a empresa chinesa WuXi para ampliar a fabricação e entregar cerca de 30 milhões de doses no segundo semestre de 2026. 

A aprovação veio depois de cinco anos de acompanhamento dos testes clínicos de fase três. No grupo de 12 a 59 anos, a vacina mostrou eficácia geral de 74,7%, 91,6% contra casos graves e 100% contra hospitalizações. O estudo envolveu mais de 16 mil voluntários em 14 estados entre 2016 e 2024. 

O imunizante tem os quatro tipos do vírus da dengue e se mostrou seguro tanto para quem já teve a doença quanto para quem nunca foi infectado. As reações mais comuns foram dor e vermelhidão no braço, dor de cabeça e cansaço. Casos graves foram raros e todos os pacientes se recuperaram. 

Por ser aplicada em dose única, a vacina deve facilitar a adesão e a logística das campanhas. A Anvisa também autorizou estudos para ampliar a faixa etária, incluindo idosos de 60 a 79 anos e crianças de 2 a 11 anos. 

O Brasil registrou 6,5 milhões de casos prováveis de dengue em 2024, quatro vezes mais que em 2023. Em 2025, até novembro, foram 1,6 milhão de casos. Desde os anos 2000, mais de 20 milhões de brasileiros tiveram a doença. 

Compartilhe!

Pesquisar

Mais recentes

Feirão do Emprego oferece mais de 500 vagas em Indaiatuba

Rua é bloqueada no Jardim Guanabara para troca de rede de esgoto

Mudanças em tributos serão votadas pela Câmara de Campinas nesta quarta-feira

PODCASTS

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.