A Polícia Penal informou no começo da tarde desta segunda-feira, que a Penitenciária III de Hortolândia já opera, novamente, dentro dos padrões de segurança.
Ela informou que, na manhã desta segunda-feira, foi registrado um ato coletivo de indisciplina em um dos pavilhões, que foi controlado com o apoio da equipe de Intervenção Rápida. Segundo informações da Polícia penal não houve feridos ou reféns.
Os presos danificaram portas automatizadas de celas e atearam fogo em colchões e outros objetos, após Policiais Penais apreenderem, neste domingo, bebida alcoólica artesanal.
A informação é de que os envolvidos serão transferidos para outros presídios paulistas. Não foi informando até o momento, quantos serão, para onde e quando eles serão transferidos.
No final da manhã, no início da rebelião, uma enorme coluna de fumaça pode ser vista em vários pontos da cidade, além de regiões de Campinas e Sumaré. Equipes do Batalhão de Choque também foram acionadas.
Segundo a Secretaria de Administração Penitenciária, a P3, como é conhecida, tem 1.277 detentos, para uma capacidade estimada para 700 presos.




