A Prefeitura de Campinas divulgou, no início da tarde deste sábado (8), um novo balanço das ocorrências relacionadas às chuvas que atingem a metrópole desde a madrugada. Cinco quedas de árvores foram registradas, mas ninguém ficou ferido. Dois incidentes ocorrem no bairro Cidade Universitária, além de quedas no Jardim Flamboyant, Bairro da Palmeiras e Vila Industrial.
Campinas contabiliza, até agora, acumulado de 87 milímetros de chuva nas últimas 72 horas, segundo dados do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden). No início da manhã, a cidade já registrava o o maior volume de chuva nas últimas 24 horas em todo o Estado de São Paulo, com acumulado de 70 milímetros na região do Córrego Serafim.
A região continua em estado de atenção neste sábado (8), por conta da previsão de chuvas fortes ao longo do dia, acompanhadas de raios, rajadas de vento que podem ultrapassar os 80 km/h e possibilidade de granizo isolado. Segundo a Defesa Civil do Estado de São Paulo, um sistema meteorológico que passa pela costa da região Sudeste favorece a formação de tempestades severas, com acumulados moderados de chuva.
A Prefeitura de Campinas informou que as equipes estão de prontidão para atender possíveis ocorrências causadas pelo mau tempo. A Defesa Civil local orientou a população a evitar áreas com histórico de alagamentos, respeitar os avisos dos painéis digitais espalhados pela cidade e ficar atenta às placas de sinalização em pontos críticos. Também foi reforçada a importância de não se abrigar sob árvores durante tempestades e de evitar circular em áreas de risco, seja a pé ou de carro.




