Campinas recebe, nesta quinta-feira, a 25ª edição da Marcha Zumbi dos Palmares, evento que marca o Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra. A marcha é organizada por movimentos negros e antirracistas da cidade e tem concentração na Estação Cultura, a partir das 9h.
Neste ano, a homenagem é dedicada à II Marcha Nacional de Mulheres Negras, com o tema “Por reparação e pelo bem viver”. O trajeto percorre ruas centrais da cidade, passando pela 13 de Maio, Conceição, Barão de Jaguara, General Osório, Avenida Anchieta, Rua Tomaz Alves e Avenida Francisco Glicério.
O encerramento deve ser por volta das 13h, com um ato público no Largo do Rosário, no Centro. O evento é considerado um símbolo das lutas e conquistas do povo negro e faz parte do calendário de mobilizações pela igualdade racial e valorização da cultura afro-brasileira.
Durante a marcha, estão previstas apresentações culturais, batuques e manifestações religiosas de matriz africana.
Realizada pela primeira vez em 2000, a marcha de Campinas integra o movimento nacional que contribuiu para a criação da lei que instituiu o 20 de novembro como o Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra.




