Casa de repouso clandestina é interditada em Americana; responsável é presa

Foto: Prefeitura de Americana

Uma casa de repouso clandestina foi interditada pela Vigilância Sanitária em Americana (SP), no bairro Werner Plaas, nesta quinta-feira (6). A mulher responsável pelo local, de 48 anos, foi presa em flagrante pela Polícia Civil, suspeita de manter idosos em condições desumanas e degradantes.

De acordo com a Guarda Municipal, oito idosos foram encontrados no imóvel, sendo três acamados. Dois deles precisaram ser levados ao Hospital Municipal Waldemar Tebaldi, por apresentarem estado de saúde bastante debilitado. Os demais foram encaminhados para casas de familiares.

A Vigilância Sanitária constatou que o local apresentava condições insalubres, risco de queda e falta de estrutura adequada. O espaço foi interditado e um auto de infração foi emitido. A situação foi descoberta depois que uma idosa de 80 anos chegou à UPA São José em estado grave de desnutrição.

Segundo o boletim de ocorrência, a cuidadora que levou a idosa à unidade de saúde ficou assustada com as condições da casa e relatou o caso às autoridades. O imóvel funcionava sem qualquer autorização ou registro, e não havia fichas ou documentos dos idosos atendidos.

Durante o depoimento, a mulher presa admitiu receber pagamento para cuidar de nove idosos, mesmo sem licença sanitária. Ela também confessou saber que a idosa levada à UPA estava sem se alimentar adequadamente há cerca de 15 dias, mas atribuiu o caso ao atraso no pagamento por parte do filho da vítima.

A Polícia Civil segue investigando o caso, que é considerado grave e chocante pelas autoridades municipais

Compartilhe!

Pesquisar

Mais recentes

Trevo do Real Parque é bloqueado nesta tarde para início de obras na Zeferino Vaz

Campinas registra aumento nas interdições de clínicas de estética e odontologia em 2025

Vestibulinho das Etecs abre mais de 90 mil vagas no estado para o 1º semestre de 2026

PODCASTS

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.