O Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais (CNPEM), sediado em Campinas e vinculado ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, participa da COP30, conferência da ONU sobre mudanças climáticas, com uma série de atividades voltadas à ciência, inovação e sustentabilidade. O evento acontece em Belém, no Pará.
A programação inclui exposições, debates e o lançamento do vídeo institucional Bio Sonhadores, que será exibido até o dia 21 de novembro na Casa Goeldi, espaço da Casa da Ciência. A produção mostra como pesquisadores transformam o potencial da biodiversidade brasileira em soluções para os desafios ambientais e sociais, com destaque para estudos sobre bactérias amazônicas com uso medicinal e enzimas que aceleram a produção de energia limpa.
O CNPEM se juntou à Universidade Federal do Pará e à BiotecAmazonia em ações voltadas à biotecnologia aplicada à saúde. As atividades acontecem no estande da Associação de Universidades Amazônicas, na Green Zone da COP30. A programação destaca dois projetos: o Iwasa’i, centro de pesquisa da Amazônia Oriental, e uma plataforma de descoberta de medicamentos a partir da biodiversidade brasileira, com foco em soluções para o Sistema Único de Saúde.
Na Casa da Ciência, organizada pelo Ministério da Ciência e pelo Museu Paraense Emílio Goeldi, o CNPEM participa de mesas-redondas sobre combustíveis sustentáveis, hidrogênio e bioeconomia. Pesquisadores vão debater como essas áreas podem impulsionar a nova industrialização brasileira e contribuir para a transição energética.




