A Agência de Inovação da Universidade Estadual de Campinas (Inova Unicamp) registrou, neste ano, um aumento de 12,3% no número de empresas-filhas cadastradas, no comparativo com 2024. São 1.758 empresas-filhas cadastradas no mapeamento deste ano, sendo 1.515 ativas no mercado.
Juntos, esses empreendimentos ativos empregaram diretamente 54.524 pessoas e faturaram R$28,3 bilhões em 2025.
Empresas-filhas são empreendimentos em que os fundadores possuem vínculo com a Universidade, seja como aluno, egresso (ex-aluno), docente ou funcionário.
Já aqueles sem relação com a Universidade podem participar do Programa de Incubação e receber mentoria e apoio da Incubadora de Empresas de Base Tecnológica da Unicamp (Incamp) por até três anos.
É o modelo para quem busca interação com pesquisadores e docentes. E no final do processo, também são consideradas empresas-filhas da Unicamp.
As empresas-filhas da Unicamp estão espalhadas por 195 cidades e 22 estados. O protagonismo é da Região Sudeste, onde estão sediadas 1.397 empresas-filhas. O dado representa 92,2% dos empreendimentos ativos, sendo que destas empresas 5 em cada 10 estão localizadas na Região Metropolitana de Campinas (RMC).




