Em evento realizado na manhã desta segunda-feira (17), a prefeitura de Campinas lançou a campanha “Abrace essa causa” para combater no racismo no esporte. Além de autoridades da metrópole, participaram da cerimonia representes de Guarani e Ponte Preta e de outros esportes da cidade.
Um dos destaques da campanha e que envolve os clubes de Campinas é a presença de 30% das crianças que entram com os jogadores, os chamados mascotinhos, antes dos jogos das equipes sejam negras. Além disso, o Ministério Público divulgou mais um canal de denuncias de racismo através do e-mail (acordoesporte@mpsp.mp.br)
Rômulo Amaro, presidente do Guarani, e Jerônimo Tognolo Neto, vice-presidente da Ponte Preta, representaram os clubes.
Além do futebol, representes de outros esportes do município participaram do evento. Maurício Lima, ex-jogador e embaixador do Vôlei Renata destacou a importância da campanha contra o racismo.
“É uma honra muito grande para o Vôlei Renata participar desta ação. É inadmissível que no século 21 ainda tenha racismo no esporte. Temos, junto com a sociedade, o dever de combater ações racistas”, afirmou Maurício Lima.
Karla Costa, presidente do Unimed Campinas Basquete, também marcou presença. Outros atletas de várias modalidades também firmaram o compromisso da luta contra o racismo.




