O Conselho de Defesa do Patrimônio Cultural de Campinas (Condepacc) aprovou a abertura do processo de tombamento de 54 ruas com pavimento em paralelepípedos nos bairros Vila Industrial e Cambuí.
A decisão foi publicada no Diário Oficial e marca o início de uma nova etapa de estudos sobre o valor histórico, urbanístico e ambiental desses trechos tradicionais da cidade.
Com a abertura do processo, as vias passam a ter proteção preventiva. Isso significa que nenhuma obra pode alterar as características originais dessas ruas até que os estudos sejam concluídos e o tombamento definitivo seja decidido.
Na Vila Industrial, estão incluídas ruas como Mestre Tito, Alferes Raimundo e Barão de Monte Mor. Já no Cambuí, fazem parte da lista vias como Maria Monteiro, Sampainho e Santos Dumont.
A medida foi aprovada durante a reunião ordinária Condepacc, que referendou os processos administrativos relacionados aos pedidos de tombamento. A partir de agora, será feito um levantamento técnico para definir regras de preservação e orientar possíveis intervenções futuras. O objetivo é garantir a conservação de elementos que fazem parte da memória urbana de Campinas.




