Condepacc aprova estudo para tombamento de ruas com paralelepípedos em Campinas

Foto: Prefeitura de Campinas

O Conselho de Defesa do Patrimônio Cultural de Campinas (Condepacc) aprovou a abertura do processo de tombamento de 54 ruas com pavimento em paralelepípedos nos bairros Vila Industrial e Cambuí.

A decisão foi publicada no Diário Oficial e marca o início de uma nova etapa de estudos sobre o valor histórico, urbanístico e ambiental desses trechos tradicionais da cidade.

Com a abertura do processo, as vias passam a ter proteção preventiva. Isso significa que nenhuma obra pode alterar as características originais dessas ruas até que os estudos sejam concluídos e o tombamento definitivo seja decidido.

Na Vila Industrial, estão incluídas ruas como Mestre Tito, Alferes Raimundo e Barão de Monte Mor. Já no Cambuí, fazem parte da lista vias como Maria Monteiro, Sampainho e Santos Dumont.

A medida foi aprovada durante a reunião ordinária Condepacc, que referendou os processos administrativos relacionados aos pedidos de tombamento. A partir de agora, será feito um levantamento técnico para definir regras de preservação e orientar possíveis intervenções futuras. O objetivo é garantir a conservação de elementos que fazem parte da memória urbana de Campinas.

Compartilhe!

Pesquisar

Mais recentes

Hortolândia recebe certificação por eliminar transmissão vertical do HIV

Verduras e frutas ficam mais baratas na Ceasa Campinas; abobrinha dispara

Campinas atualiza regras para projetos urbanísticos e obras

PODCASTS

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.