A Polícia Civil recuperou 23 toneladas de polipropileno em uma chácara na área rural de Rio Claro, na manhã desta terça-feira. A carga, avaliada em R$ 385 mil, havia sido desviada durante transporte entre Pindamonhangaba e Goiana (PE).
A ação fez parte da Operação Rota Fantasma, conduzida pela Delegacia de Investigações Gerais de Americana, com foco em crimes de roubo, furto e desvio de cargas. A polícia chegou ao local após monitoramento e troca de informações com empresas do setor logístico.
O caminhão descarregou o material em uma propriedade na Estrada Sobrado, a cerca de 3,3 km da rotatória de Ferraz. Dois homens foram presos enquanto descarregavam os sacos de polipropileno, armazenados em 21 bags. A perícia foi chamada para registrar e analisar os itens apreendidos.
O motorista responsável pelo transporte usou documentos e placas possivelmente falsos. Ele foi identificado como integrante de um grupo especializado em desvio de cargas. A empresa contratada, com sede em Betim (MG), já havia registrado boletim de ocorrência sobre o desaparecimento do caminhão e do condutor.
A carga foi devolvida ao representante da empresa após verificação dos documentos. Os dois presos foram autuados por receptação qualificada e associação criminosa. Outros dois suspeitos já foram identificados.
O polipropileno é um tipo de plástico muito comum no dia a dia. É usado na fabricação de embalagens, potes, sacolas, peças de carros, móveis e até em tecidos sintéticos. Cargas do produto costumam ter alto valor comercial e são alvo de quadrilhas especializadas em desvio de mercadorias.




