Indaiatuba vai receber a sexta edição do Festival Camerata, o FeCam, entre os dias 16 e 23 de novembro. O evento vai reunir músicos, estudantes e o público em geral em cursos e apresentações gratuitas na região central da cidade. O tema deste ano é “DiverCidades”, que celebra a diversidade cultural e musical de diferentes partes do mundo.
Organizado pela Associação Camerata Filarmônica de Indaiatuba, o festival vai oferecer aulas de instrumentos como viola, violoncelo e contrabaixo, além de cursos de composição, regência e canto coral. Os professores vêm de vários estados, como São Paulo, Bahia e Paraná.
Durante os oito dias de evento, a cidade vai ter 11 espetáculos, quase todos gratuitos. A única apresentação com cobrança de ingresso será o concerto “Cenas Madrileñas”, com coros interpretando trechos de óperas.
As atividades vão acontecer em locais como a sede da Camerata, o Centro Integrado de Apoio à Educação de Indaiatuba (CIAEI), a igreja matriz Nossa Senhora da Candelária e as igrejas de Santo Antônio e São Benedito.
As aulas vão ser realizadas pela manhã e à tarde, com práticas de conjunto e ensaios da orquestra do festival, regida pelos alunos do curso de regência. No encerramento, essa orquestra vai se apresentar em um concerto especial.
O festival também vai abrir espaço para compositores iniciantes. Obras inéditas selecionadas serão trabalhadas durante o curso de composição e apresentadas pela primeira vez no último dia do evento.
O FeCam tem como objetivo formar músicos, incentivar o público a conhecer mais sobre música erudita e popular, e ocupar os espaços públicos com cultura e arte.




