A Prefeitura de Valinhos começou a última fase da revitalização da fonte localizada em frente ao Paço Municipal, no centro da cidade. O revestimento do espelho d’água, que era de concreto e estava danificado, está sendo trocado por uma fibra parecida com a usada em piscinas. A bomba e a parte elétrica do chafariz já foram recuperadas, o que vai permitir a volta dos jatos d’água. A previsão é que a obra termine em dezembro.
A fonte ficou mais de 40 anos sem funcionar completamente. Segundo a administração municipal, o problema principal era o vazamento de água, que agora está sendo resolvido com o novo material. A reforma tem como objetivo recuperar um ponto simbólico da cidade e melhorar a circulação de pessoas na região central.
Em maio, a estátua Mãe Valinhos, feita em bronze e com mais de dois metros de altura, foi restaurada pelo artista que criou a obra em 1996. A escultura fica no centro da fonte e faz parte do conjunto visual do espaço.
A recuperação da fonte faz parte de um projeto maior de revitalização do centro da cidade. Entre as ações já realizadas estão a criação do Estacionamento do Povo, a instalação do Poupatempo dentro da Prefeitura, a liberação da Rodoviária para retorno em até duas horas sem pagar nova passagem, a limpeza de fios soltos e a inauguração da Farmácia do Povo.
Essas mudanças têm como objetivo tornar o centro mais movimentado, seguro e atrativo, além de ajudar o comércio local, com mais visitantes e oportunidades para os lojistas.



