Inteligência contra o crime será fortalecida, garante novo delegado da PF de Campinas

Foto: Kevin Kamada/CBN Campinas

Tomou posse nesta sexta-feira (28) o novo delegado-chefe da Polícia Federal de Campinas. André Almeida de Azevedo Ribeiro sucede Edson Geraldo de Souza, que vai comandar a Superintendência da Polícia Federal em Santa Catarina. 

Graduado em Direito pela Universidade Federal do Pará, o novo delegado-chefe tem ampla trajetória no setor de inteligência, e já atuou como encarregado pela Unidade de Inteligência Policial e chefe substituto da Polícia Federal em Santarém (PA), entre 2017 e 2018. 

Transferido para Campinas, chefiou o Núcleo de Inteligência Policial, entre os anos de 2018 e 2020. Depois, já ao lado de Edson Geraldo de Souza, atuou como chefe-substituto do delegado executivo. 

O novo delegado-chefe da Polícia Federal de Campinas ganhou notoriedade nacional por sua atuação em operações contra fraudes bilionárias no sistema financeiro

A Operação Black Flag, de repressão a crimes financeiros e de lavagem de dinheiro em 2021; e a Operação Concierge, de 2023, que desarticulou uma organização criminosa que usava bancos digitais para lavar dinheiro. 

Em entrevista à CBN, o novo delegado-chefe André Ribeiro, afirmou que vai empenhar os aprendizados adquiridos na Inteligência para dar continuidade ao legado da gestão anterior. 

“Como chefe da inteligência na gestão anterior, a gente conhece todos os desafios que existem na chefia da Polícia Federal e que eu vou enfrentar. Como inteligência, eu era o principal assessoramento do chefe e agora mudei de posição. Então ao longo desses anos tive esse privilégio de participar com o dr. Edson na gestão e, agora, o objetivo e até razão da referência que a PF de Campinas se tornou, é representar a continuidade desse trabalho que a gente vem desenvolvendo. E servir de modelo para as demais delegacias do estado de São Paulo”, pontuou.

O delegado Edson Geraldo de Souza agradeceu o empenho da equipe da PF de Campinas na realização de metas traçadas em 2019 e que aumentaram a produtividade da delegacia. 

“Somos a única cidade do interior de São Paulo e do interior do Brasil que não é capital e que tem um Tribunal. E, por fim, temos condições únicas que necessitavam que a Polícia Federal implementasse suas atividades aqui. Em 2019 foram quatro operações e, gradativamente isso foi subindo, até 2024, quando fechamos com 76 operações. Então isso mostra um crescimento gigantesco, um investimento muito grande da PF não só na repressão de crimes de tráfico internacional de drogas por Viracopos, mas também por uma blindagem contra crimes de violência até 2019”, defendeu.

Souza enalteceu o trabalho das varas da Justiça Federal em Campinas e do Tribunal Regional Federal e lembrou que a Delegacia de Polícia Federal de Campinas se tornou uma referência na repressão a crimes como roubos de cargas e o tráfico de drogas aeroportuário. 

O prefeito de Campinas, Dário Saadi (Republicanos), agradeceu a cooperação da Polícia Federal com a Guarda Municipal na troca de informações, e afirmou que a experiência de André Ribeiro com a inteligência vai fortalecer o combate ao crime na Campinas. 

“A troca de informações em tempo real através do nosso Centro de Inteligência Metropolitano (CIM) e assumindo como delegado da PF de Campinas, o doutor André passa a dar continuidade e tenho certeza que a Polícia vai continuar esse trabalho fantástico. Principalmente na redução dos casos de roubo de carga e tráfico de drogas que a PF tem atuado bastante”, afirmou.

No final da cerimônia, Dário entregou ao delegado-chefe André Ribeiro, a sanção da Lei Complementar 553, que oficializa a doação de um terreno municipal à União para a construção de uma nova sede da Polícia Federal em Campinas. O projeto está em fase de estudos na Polícia.

Compartilhe!

Pesquisar

Mais recentes

Entenda quando o benefício de isenção das tarifas do pátio é concedido pela Emdec

Retrospectiva 2025: O milagre chamado Pedro Severino

Policial Militar agride adolescente de 13 anos em Hortolândia

PODCASTS

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.