Tomou posse nesta sexta-feira (28) o novo delegado-chefe da Polícia Federal de Campinas. André Almeida de Azevedo Ribeiro sucede Edson Geraldo de Souza, que vai comandar a Superintendência da Polícia Federal em Santa Catarina.
Graduado em Direito pela Universidade Federal do Pará, o novo delegado-chefe tem ampla trajetória no setor de inteligência, e já atuou como encarregado pela Unidade de Inteligência Policial e chefe substituto da Polícia Federal em Santarém (PA), entre 2017 e 2018.
Transferido para Campinas, chefiou o Núcleo de Inteligência Policial, entre os anos de 2018 e 2020. Depois, já ao lado de Edson Geraldo de Souza, atuou como chefe-substituto do delegado executivo.
O novo delegado-chefe da Polícia Federal de Campinas ganhou notoriedade nacional por sua atuação em operações contra fraudes bilionárias no sistema financeiro.
A Operação Black Flag, de repressão a crimes financeiros e de lavagem de dinheiro em 2021; e a Operação Concierge, de 2023, que desarticulou uma organização criminosa que usava bancos digitais para lavar dinheiro.
Em entrevista à CBN, o novo delegado-chefe André Ribeiro, afirmou que vai empenhar os aprendizados adquiridos na Inteligência para dar continuidade ao legado da gestão anterior.
O delegado Edson Geraldo de Souza agradeceu o empenho da equipe da PF de Campinas na realização de metas traçadas em 2019 e que aumentaram a produtividade da delegacia.
Souza enalteceu o trabalho das varas da Justiça Federal em Campinas e do Tribunal Regional Federal e lembrou que a Delegacia de Polícia Federal de Campinas se tornou uma referência na repressão a crimes como roubos de cargas e o tráfico de drogas aeroportuário.
O prefeito de Campinas, Dário Saadi (Republicanos), agradeceu a cooperação da Polícia Federal com a Guarda Municipal na troca de informações, e afirmou que a experiência de André Ribeiro com a inteligência vai fortalecer o combate ao crime na Campinas.
No final da cerimônia, Dário entregou ao delegado-chefe André Ribeiro, a sanção da Lei Complementar 553, que oficializa a doação de um terreno municipal à União para a construção de uma nova sede da Polícia Federal em Campinas. O projeto está em fase de estudos na Polícia




