A cidade de Itatiba vai receber uma nova escola estadual de Ensino Médio, após mais de quatro décadas sem inaugurações desse tipo. A unidade será construída no bairro Terra Nova, em um terreno de 8 mil metros quadrados com vista panorâmica, ao lado do Cemei Profª Maria Helena Pensado Bianchi.
A documentação para início das obras já foi apresentada à Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Habitação de Itatiba. A previsão é que os trabalhos comecem ainda neste ano, com a limpeza do terreno.
A nova escola terá capacidade para atender até mil alunos e será a quinta unidade de Ensino Médio regular da cidade. O projeto prevê três pavimentos e uma área construída de 5.670 metros quadrados. A estrutura vai incluir 16 salas de aula, espaços interativos de estudo, leitura e inovação, laboratório, auditório para 228 pessoas, oficina, ginásio coberto, quadra poliesportiva e anfiteatro ao ar livre. Também haverá salas para professores, diretoria, vigilância, cozinha e uma sala exclusiva para o grêmio estudantil.
O investimento é de R$ 25 milhões, por meio do Programa de Parcerias de Investimentos (PPI), que une o Governo do Estado e o consórcio privado responsável pela construção. O Consórcio Novas Escolas Oeste SP, liderado pela empresa Engeform Engenharia, venceu o leilão realizado em outubro de 2024 e será responsável pela construção de 17 escolas em 14 cidades, incluindo Itatiba.
Além da construção, o consórcio também será responsável pela manutenção e operação de serviços não pedagógicos, como segurança, limpeza e alimentação. O modelo prevê nove horas de atividades diárias e tem como objetivo oferecer ambientes escolares modernos, com espaços voltados à tecnologia, cultura e esportes.




