A Secretaria de Saúde de Campinas vai iniciar nesta segunda-feira uma nova etapa na reorganização dos serviços de saúde. O prédio onde funcionava o Hospital de Amor vai ser modificado para receber os atendimentos do Centro de Referência de Diagnóstico em Oncologia (CDO), voltado para especialidades médicas.
Nesta fase inicial, o CDO vai oferecer 95 vagas semanais para consultas em gastrologia, área que cuida do sistema digestivo, e 34 em coloproctologia, que trata doenças do intestino grosso, reto e ânus. Os atendimentos serão feitos por encaminhamento das unidades básicas de saúde e outros serviços do SUS Municipal. Os primeiros pacientes já têm consultas agendadas e serão informados sobre o novo local.
A equipe do centro terá médicos especialistas, enfermeiros, técnicos, agentes administrativos e profissionais de apoio. O funcionamento será das 7h às 18h, a partir de terça-feira, 4.
Esse novo serviço faz parte do plano de reordenamento da assistência em média complexidade, iniciado em 2024 com a abertura do Centro de Exames e Especialidades Médicas (CEEM) e, mais recentemente, com o Hospital da Mulher. A Secretaria pretende ampliar gradualmente os atendimentos, incluindo dermatologia, urologia, nefrologia e procedimentos como colonoscopia, endoscopia e pequenas cirurgias.




