Mutirão contra a dengue mobiliza cidades da região neste sábado (8)

Foto: Carlos Bassan/PMC

Cidades da região vão participar, neste sábado (8), do Dia D de Mobilização contra a dengue, ação promovida pelo Governo Federal com apoio dos municípios. As atividades têm como foco o combate ao mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, zika e chikungunya, e incluem visitas a imóveis, orientações à população e ações educativas.

Santa Bárbara d’Oeste

Das 8h30 às 13h, equipes do Departamento de Vigilância em Zoonoses vão atuar nos bairros Jardim São Francisco, Jardim Santa Rita, Jardim Paraíso e Jardim Santa Inês. Serão feitas visitas a imóveis para controle de criadouros, entrega de panfletos informativos e telas de proteção para caixas-d’água. Também haverá afixação de cartazes em comércios locais. A população foi orientada a reservar 10 minutos por semana para verificar possíveis focos do mosquito em casa e a receber os agentes identificados.

Limeira

Das 7h30 às 12h, 95 agentes da Divisão de Zoonoses vão percorrer os bairros Vila Queiroz, Jardim Hortência, Jardim Santa Catarina, Vila Teixeira Marques e Anavec. O trabalho inclui vistorias em imóveis, eliminação de criadouros e orientações aos moradores. Limeira já registrou 6.265 casos confirmados de dengue neste ano, com 10 mortes e três óbitos em investigação.

Americana

A ação será realizada das 8h às 12h no bairro Cidade Jardim, onde há maior concentração de casos. Equipes do Programa Municipal de Controle da Dengue vão visitar casas para retirar materiais que possam acumular água, com apoio de um caminhão da Secretaria de Habitação. Também haverá uma atividade educativa no Poupatempo, com exposição de maquetes, miniaturas de criadouros e microscópio para mostrar as fases do mosquito. Americana já confirmou 9.026 casos de dengue e 29 mortes em 2025.

Valinhos

A mobilização será na Unidade Básica de Saúde do Jardim São Marcos, das 8h30 às 16h30. Além das vistorias nas casas, haverá vacinação contra a dengue para crianças e adolescentes de 10 a 14 anos, e atualização da caderneta de vacinação. Os agentes também vão realizar um pedágio educativo com orientações sobre prevenção. O bairro São Marcos foi escolhido por ter registrado alto número de casos no verão passado. A cidade reduziu em mais de 70% os casos de dengue entre janeiro e maio deste ano, em comparação com o mesmo período de 2024.

A Secretaria de Saúde de Valinhos reforçou que a prevenção começa dentro de casa e que apenas 10 minutos por semana são suficientes para eliminar criadouros. Em caso de chuva, as vistorias poderão ser remarcadas. A população deve verificar a identificação dos agentes e, em caso de dúvidas, pode entrar em contato pelos telefones (19) 3829-1252 (dias úteis) ou (19) 99691-5725 (fins de semana)

Indaiatuba

Na Praça Dom Pedro, das 8h às 13h, será montado um estande interativo com microscópios e lupas para mostrar o ciclo de vida do mosquito. Também vão ser apresentados os equipamentos usados no controle do vetor. O espaço teve jogos e atividades educativas voltadas às crianças. Em caso de chuva forte, a ação será transferida para o sábado seguinte, dia 15.
Durante a semana de 10 a 14 de novembro, a Vigilância em Saúde fará aplicação de larvicida nos bairros Jardim Itamaracá, Vila Maria Helena, Vila Homero e Parque São Lourenço. No Jardim Oliveira Camargo será instalado o Pemosq, painel que elimina mosquitos adultos em poucas horas.

Compartilhe!

Pesquisar

Mais recentes

Americana faz mutirão de saúde para homens neste sábado (8)

Paralelepípedos afundam e irritam moradores no Centro de Campinas

Famílias acolhedoras oferecem amor e nova chance para crianças vítimas de violência em Campinas

PODCASTS

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.