Mais de setecentos e oitenta mil processos trabalhistas estão em andamento, neste ano, no Tribunal Regional do Trabalho da 15ª região, que tem sede em Campinas.
O número já supera todo o volume de 2024 e mostra que as disputas na justiça do trabalho continuam crescendo, apesar das alternativas mais rápidas de resolução, como a conciliação.
A Edilene Duarte, líder de logística, é uma das trabalhadoras que recorreu à justiça. Ela entrou com um processo em 2020, depois de sofrer um acidente de trabalho, e aguarda até hoje o desfecho do caso. Foram várias audiências e uma longa espera.
Edilene conta que o processo é desgastante, mas agora tenta encerrar a ação por meio de um acordo.
De janeiro a setembro deste ano, o TRT da 15ª região recebeu mais de 400 mil novos processos, uma média de quase 1.500 ações por dia.
No mesmo período, foram julgadas 424 mil causas, mas ainda há 780 mil processos em tramitação – número que aumentou quase 17% desde 2021.
Segundo o tribunal, as principais causas são insalubridade, FGTS e horas extras.
Atualmente, quase metade dos processos acabam resolvidos com um acordo.
A conciliação é uma alternativa mais simples e rápida, feita com a presença de magistrados e das partes envolvidas. Quem quiser agendar uma audiência pode fazer o pedido pelo site trt15.jus.br, na opção “agendamento de audiência de conciliação”.
- com informações da EPTV Campinas




