A partir desta sexta-feira, dia 7 de novembro, o Terminal BRT Mercado, no Centro de Campinas, vai operar de forma parcial por causa das obras do reservatório RS-1, conhecido como piscinão da Praça da Ópera. A medida foi anunciada pela Emdec e tem como objetivo permitir o avanço da construção que busca reduzir os alagamentos na região central.
Com a mudança, o atendimento no sentido Centro–bairro será suspenso temporariamente. Já o sentido bairro–Centro continuará funcionando normalmente. A alteração afeta sete linhas do sistema BRT. Em setembro, essas linhas transportaram, em média, 34 mil passageiros por dia útil.
Como ficam os trajetos e pontos de embarque
- BRT10 e BRT11 (sentido Terminal Central)
Os ônibus vão circular pelas vias Jorge Miranda, João Penido Burnier e Senador Saraiva (pista interna). O novo ponto de embarque será na avenida Senador Saraiva, após a Benjamin Constant. Essas duas linhas deixam de atender ao Terminal BRT Mercado durante todo o período das obras. - BRT12, BRT20 e BRT25
No sentido bairro, os ônibus vão passar pelas vias Orosimbo Maia (pista externa), Jorge Miranda, João Penido Burnier, Saldanha Marinho e Marquês de Três Rios. Os novos pontos de parada serão na Orosimbo Maia (altura da rua Sacramento) e na João Penido Burnier (ao lado do Terminal BRT Mercado, próximo ao Cotuca).
No sentido Terminal Central, o trajeto será pelas vias Dr. Mascarenhas, Terminal BRT Mercado (bairro–Centro), João Penido Burnier e Senador Saraiva (pista interna). - BRT21 e BRT26
No sentido bairro–Centro, os ônibus vão circular pelas vias Dr. Mascarenhas, Terminal BRT Mercado, João Penido Burnier e rua Saldanha Marinho.
Mudança também em linhas convencionais
Três linhas convencionais também terão o trajeto alterado: 212, 213 e 357. A mudança foi feita para redistribuir os passageiros nos pontos da região.
- Linha 212 (sentido Terminal Itajaí) e linhas 213 e 357 (sentido Rodoviária)
Os ônibus vão circular pelas vias Senador Saraiva (pista externa), Benjamin Constant e Andrade Neves. Dois novos pontos serão criados: um na Benjamin Constant (entre a Visconde do Rio Branco e a Andrade Neves) e outro na Andrade Neves (antes da Sebastião de Souza).
Reservatório RS-1
O piscinão começou a ser construído em setembro de 2025, na região do córrego Serafim, próximo à Praça da Ópera. A estrutura subterrânea terá capacidade para armazenar até 80 milhões de litros de água. A obra é gerenciada pela Secretaria de Infraestrutura e, após a conclusão, a praça será reaberta para uso público.




