Obra do piscinão desativa parcialmente Terminal BRT Mercado; veja como fica

Foto: Prefeitura de Campinas

A partir desta sexta-feira, dia 7 de novembro, o Terminal BRT Mercado, no Centro de Campinas, vai operar de forma parcial por causa das obras do reservatório RS-1, conhecido como piscinão da Praça da Ópera. A medida foi anunciada pela Emdec e tem como objetivo permitir o avanço da construção que busca reduzir os alagamentos na região central.

Com a mudança, o atendimento no sentido Centro–bairro será suspenso temporariamente. Já o sentido bairro–Centro continuará funcionando normalmente. A alteração afeta sete linhas do sistema BRT. Em setembro, essas linhas transportaram, em média, 34 mil passageiros por dia útil.

Como ficam os trajetos e pontos de embarque

  • BRT10 e BRT11 (sentido Terminal Central)
    Os ônibus vão circular pelas vias Jorge Miranda, João Penido Burnier e Senador Saraiva (pista interna). O novo ponto de embarque será na avenida Senador Saraiva, após a Benjamin Constant. Essas duas linhas deixam de atender ao Terminal BRT Mercado durante todo o período das obras.
  • BRT12, BRT20 e BRT25
    No sentido bairro, os ônibus vão passar pelas vias Orosimbo Maia (pista externa), Jorge Miranda, João Penido Burnier, Saldanha Marinho e Marquês de Três Rios. Os novos pontos de parada serão na Orosimbo Maia (altura da rua Sacramento) e na João Penido Burnier (ao lado do Terminal BRT Mercado, próximo ao Cotuca).
    No sentido Terminal Central, o trajeto será pelas vias Dr. Mascarenhas, Terminal BRT Mercado (bairro–Centro), João Penido Burnier e Senador Saraiva (pista interna).
  • BRT21 e BRT26
    No sentido bairro–Centro, os ônibus vão circular pelas vias Dr. Mascarenhas, Terminal BRT Mercado, João Penido Burnier e rua Saldanha Marinho.

Mudança também em linhas convencionais

Três linhas convencionais também terão o trajeto alterado: 212, 213 e 357. A mudança foi feita para redistribuir os passageiros nos pontos da região.

  • Linha 212 (sentido Terminal Itajaí) e linhas 213 e 357 (sentido Rodoviária)
    Os ônibus vão circular pelas vias Senador Saraiva (pista externa), Benjamin Constant e Andrade Neves. Dois novos pontos serão criados: um na Benjamin Constant (entre a Visconde do Rio Branco e a Andrade Neves) e outro na Andrade Neves (antes da Sebastião de Souza).

Reservatório RS-1

O piscinão começou a ser construído em setembro de 2025, na região do córrego Serafim, próximo à Praça da Ópera. A estrutura subterrânea terá capacidade para armazenar até 80 milhões de litros de água. A obra é gerenciada pela Secretaria de Infraestrutura e, após a conclusão, a praça será reaberta para uso público.

Compartilhe!

Pesquisar

Mais recentes

Cidadania expulsa deputado estadual Rafa Zimbaldi por suposta dupla filiação

Polícia Civil faz operação contra bebidas falsificadas em Americana

Temporal com ventos fortes derruba árvores e afeta energia em Serra Negra 

PODCASTS

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.