A Prefeitura de Piracicaba vai fazer neste sábado (22) um novo arrastão contra o mosquito da dengue. A ação vai acontecer das 8h às 14h nos bairros Bosques do Lenheiro e Jardim Gilda. O ponto de encontro será na Escola Estadual Dom Aniger Francisco de Maria Melillo, na rua Pau Brasil.
A atividade faz parte do Plano Municipal de Combate ao Aedes, ligado ao Centro de Controle de Zoonoses. Entre janeiro e agosto, o arrastão recolheu 215 toneladas de materiais que poderiam virar criadouros do mosquito Aedes aegypti, que transmite dengue, zika, chikungunya e febre amarela urbana.
Segundo a Vigilância Epidemiológica, entre 1º de janeiro e 18 de novembro deste ano, foram registradas 25.413 notificações de dengue, com 5.861 casos confirmados e cinco mortes. No mesmo período do ano passado, foram 64.304 notificações, 29.415 confirmações e 16 mortes. Em 2023, foram 14.381 notificações, 2.937 confirmações e três mortes.
Vacinação contra a dengue segue em Piracicaba
A vacinação contra a dengue continua para crianças e adolescentes de 10 a 14 anos. Para receber a dose, é preciso levar documento com foto e o Cartão Nacional do SUS.
A vacina está disponível de segunda a sexta-feira, das 8h às 15h, em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e Unidades de Saúde da Família (USFs), com exceção da UBS Paulista. A UBS Centro, na avenida França, 227, no Jardim Europa, tem horário estendido, das 17h às 20h.
A imunização é feita em duas doses, com intervalo de três meses entre elas. Nos feriados e pontos facultativos, as unidades não funcionam e não há vacinação.




