Uma operação conduzida pelo 6º Distrito Policial de Campinas desmantelou um esquema de falsificação, contrabando e venda irregular de produtos que movimentava milhões de reais e operava a partir de galpões no Jardim Itatinga.
A ação, deflagrada no fim de outubro e detalhada nesta semana pelo delegado Elton Costa, resultou na prisão preventiva de um dos responsáveis e na apreensão de produtos falsificados e medicamentos irregulares, além da descoberta de um segundo galpão e uma casa de luxo no bairro Swiss Park.
Segundo o delegado, a investigação começou após denúncia sobre movimentações suspeitas em um galpão.
A estrutura funcionava como uma verdadeira empresa, com 46 empresas de fachada registradas em outros estados e 154 perfis ativos em plataformas de e-commerce, usados para anunciar e distribuir os produtos.
Além do comércio online, os investigadores encontraram provas de falsificação dentro do galpão, como selos, embalagens e tubos usados na produção de toners e perfumes. O esquema também envolvia lavagem de dinheiro e uso de ‘laranjas’ para registrar empresas e bens.
Durante as buscas, a Polícia também descobriu que a esposa de um dos suspeitos fugiu para os Estados Unidos após a prisão do sócio e o início das operações. Segundo o delegado, os investigados mantinham um padrão de vida elevado, com viagens internacionais e alto consumo de bens de luxo.
Conversas extraídas de celulares apreendidos mostram trocas de mensagens alertando sobre a presença de viaturas policiais e combinando estratégias para evitar flagrantes. Em alguns casos, eles tentaram apagar provas no momento das buscas.
Os envolvidos devem responder por falsificação de produtos médicos e industriais, crimes contra as relações de consumo, estelionato, sonegação fiscal e lavagem de dinheiro. Dois suspeitos permanecem presos, enquanto as investigações continuam para identificar outros integrantes e rastrear o destino dos recursos obtidos com o esquema.




