Projeto pode reduzir 34% de perdas de água em Americana, diz governo

Foto: Reprodução/EPTV

O governo de São Paulo apresentou, em Americana, os primeiros estudos do programa UniversalizaSP, que tem como objetivo melhorar o abastecimento de água e o tratamento de esgoto em cidades paulistas. A proposta prevê investimentos de R$ 1,4 bilhão no município. 

Segundo os técnicos, a cidade pode reduzir as perdas de água na rede em 34%, passando dos atuais 59% para 25%, limite definido pela nova legislação do saneamento. A quantidade de água que deixaria de ser desperdiçada seria suficiente para abastecer 200 mil pessoas, o que representa cerca de 80% da população da cidade. 

Para isso, o plano inclui modernização das redes, instalação de hidrômetros inteligentes, controle de pressão, medição em larga escala e monitoramento online. Também estão previstas obras como a reforma da estação elevatória que capta água do Rio Piracicaba e a construção de novas tubulações em áreas estratégicas, como as avenidas Europa e Chalil. 

Americana enfrentou problemas com falta de água no segundo semestre, com reservatórios abaixo do nível recomendado e interrupções constantes no abastecimento. 

Compartilhe!

Pesquisar

Mais recentes

Feriado da Consciência Negra deve intensificar trânsito nas rodovias da região

Polícia prende 19 pessoas por tráfico de drogas em Monte Mor

Acidente na Rod. Santos Dumont deixa motociclista gravemente ferido em Campinas 

PODCASTS

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Polícia prende 19 pessoas por tráfico de drogas em Monte Mor

A Polícia Civil prendeu 19 pessoas na manhã desta quarta-feira durante a terceira fase da operação Arranha-Céu, em Monte Mor. A ação teve como alvo uma organização criminosa que atuava com tráfico de drogas na região central da cidade. Dois suspeitos seguem foragidos. 

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.