Uma rebelião de detentos da Penitenciária 3 do Complexo Campinas-Hortolândia, começou por volta das 11h desta segunda-feira (24).
Segundo a Polícia Militar, a corporação foi acionada por policiais penais por volta das 11h40. O helicóptero Águia está sobrevoando a região. Neste momento, há interdições na região em torno do complexo, e um grande contingente de viaturas policiais estão em torno do complexo.
Uma enorme coluna de fumaça pode ser vista em vários pontos da cidade, além de regiões de Campinas e Sumaré. Equipes do Batalhão de Choque também foram acionadas.
Segundo a Secretaria de Administração Penitenciária, a P3, como é conhecida, tem 1.277 detentos, para uma capacidade estimada para 700 presos.
Em nota, a Polícia Penal informou que, no momento, a Penitenciária III de Hortolândia opera nos padrões de segurança e disciplina. Na manhã desta segunda-feira foi registrado um ato coletivo de indisciplina em um dos pavilhões, que foi controlado com o apoio da Célula de Intervenção Rápida (CIR). Não houve feridos ou reféns.
O comunicado informou ainda que os presos danificaram portas automatizadas de celas e atearam fogo em colchões e outros objetos, após policiais apreenderem, no dia anterior, bebida alcoólica artesanal.
Ressaltou que os custodiados estão contidos e que os envolvidos serão transferidos para outros presídios paulistas.
REPORTAGEM EM ATUALIZAÇÃO
Acompanhe as últimas informações em 99,1 FM.




