Secretário de Educação de Sumaré pede exoneração após operação da PF

Foto: Reprodução

A Polícia Federal cumpriu, na manhã de quinta-feira (6), um mandado de busca e apreensão na casa de Danilo de Azevedo Costa, então secretário de Educação de Sumaré.  

A ação fez parte da 8ª fase da Operação Overclean, que investiga uma organização criminosa suspeita de fraudes em contratos públicos, desvio de dinheiro, corrupção e lavagem de dinheiro. A ordem foi expedida pelo Supremo Tribunal Federal. 

Segundo nota da Prefeitura de Sumaré, a investigação está relacionada a fatos ocorridos no Estado do Tocantins, onde Danilo atuou anteriormente como servidor público. Durante o cumprimento do mandado, foram apreendidos apenas dispositivos eletrônicos, como o celular pessoal do secretário. Não houve apreensão de documentos, dinheiro ou bens ligados à investigação. 

Após a operação, Danilo pediu exoneração do cargo, e o pedido foi aceito pela administração municipal. A Prefeitura afirmou que o caso não tem relação com a atual gestão e reforçou o compromisso com a transparência e o respeito ao dinheiro público. 

A Operação Overclean teve início em 2022 e já passou por oito fases. A investigação apura irregularidades em contratos de limpeza urbana e coleta de lixo em diversos municípios, especialmente no Tocantins. Nas fases anteriores, a Polícia Federal identificou superfaturamento, pagamento de propina e uso de empresas de fachada para movimentar recursos públicos desviados. 

Na fase mais recente, deflagrada em 31 de outubro, foram cumpridos mandados em cidades do Tocantins e São Paulo. A Polícia Federal também investiga o uso de parte do dinheiro desviado na compra de imóveis, veículos e outros bens de alto valor. O material apreendido será analisado por peritos para aprofundar as investigações e identificar outros envolvidos. 

A defesa do ex-secretário de Educação não foi localizada

Compartilhe!

Pesquisar

Mais recentes

Instabilidades voltam a ganhar força na região de Campinas; ventos podem chegar a 80km/h

Incêndio atinge apartamento no Jd. das Bandeiras em Campinas

PM apreende adolescente em Vinhedo após roubo com reféns em farmácia de Araras

PODCASTS

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.