A indústria de tecelagem Teka, que tem unidade em Artur Nogueira, fechou um acordo trabalhista de R$ 70 milhões com mais de 2.300 trabalhadores. O acerto foi feito na sexta-feira passada, mas só foi comunicado nesta terça, e encerrou disputas que duravam há mais de dez anos.
Cada trabalhador vai receber até R$ 10 mil na primeira etapa. Quem tem valores maiores a receber vai receber o restante em até 36 parcelas. O dinheiro já está disponível em contas judiciais ligadas ao processo de recuperação da empresa.
A Teka está em recuperação judicial desde 2012. Desde junho, passou a ser controlada por um fundo de investimentos que está reorganizando a empresa. A venda de imóveis que não estão sendo usados deve ajudar a antecipar o pagamento das parcelas. Se sobrar dinheiro, ele será usado para quitar dívidas de Fundo de Garantia.
O sindicato da região participou das negociações. A orientação é que os trabalhadores procurem os advogados o quanto antes para assinar o termo de adesão e garantir o pagamento ainda neste ano.
O acordo foi homologado pelo Tribunal Regional do Trabalho da 15ª Região, com sede em Campinas.




