O Tribunal de Justiça de São Paulo instala, nesta quinta-feira (6), cinco novas unidades judiciais e sete Unidades de Processamento Judicial (UPJs) na região administrativa que abrange cidades como Campinas e Piracicaba.
Em Campinas, o evento acontece às 11h, na Cidade Judiciária. Serão instaladas a 3ª Vara de Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher e a Vara Regional das Garantias, além de três UPJs — duas para varas criminais e uma para varas de violência doméstica. Também será inaugurada a 4ª Vara Cível e a UPJ Cível do Foro Regional de Vila Mimosa.
Já em Piracicaba, a solenidade acontece às 16h, com a instalação da Vara Regional das Garantias e da 7ª Vara Cível, além de três UPJs: uma para varas cíveis, outra para família e sucessões, e uma para varas criminais.
As UPJs são um novo modelo de cartório que reúne equipes especializadas por área, com funções específicas e gestão mais eficiente. O objetivo é acelerar o andamento dos processos e melhorar o uso dos espaços e dos recursos humanos. Estudos apontam que esse modelo pode aumentar a produtividade em até 60%.
A região administrativa judiciária de Campinas tem mais de 2,5 milhões de processos em andamento. Campinas lidera com 377 mil ações, seguida por Piracicaba, com 317 mil.
As novas varas têm funções específicas. A Vara de Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher julga casos de agressões e outras formas de violência no ambiente familiar, além de oferecer atendimento com profissionais especializados. A Vara Cível trata de temas como contratos, cobranças, danos morais e direito do consumidor. Já a Vara Regional das Garantias atua na fase de investigação criminal, acompanhando inquéritos, prisões em flagrante e audiências de custódia.




