O Ouvinte CBN, Jeová, entrou em contato pelo WhatsApp, (19) 99186-9070, para pedir ajuda com o estado de conservação da Estrada da Amizade, entre Campinas e Hortolândia.
O trecho tem cerca de um quilômetro e é um atalho frequente para moradores da região do Campo Grande e do Jardim Boa Vista, por sua proximidade com a Rodovia dos Bandeirantes.
No entanto, não há asfalto por aqui. A terra batida faz levantar a poeira com o tráfego frequente de caminhões. Os veículos pesados também aumentam o surgimento de buracos e desníveis.
“Eu utilizo essa estrada há 20 anos! E olha, quebra carro, entorta a roda, acaba com o amortecedor… Quantas vezes nós vemos, no tempo de chuva, o pessoal atolado ali”, denuncia.
Nós estivemos no local na quarta-feira (12) e constamos o problema. Um trator e um rolo compressor da Prefeitura de Hortolândia trabalhavam no acerto de um trecho final da estrada, que estava apenas em barro, por conta das chuvas dos dias anteriores. Era o segundo dia de trabalho da equipe no local.

Para o motoboy Lucas Gomes, a estrada de terra é uma antiga dor de cabeça que faz pesar no bolso. “Estraga amortecedor, é uma tremedeira. É um teste de parafuso, na realidade. Se você passar, você vai saber o que está solto e o que não está, porque quando você finaliza já cai”, conta.
O também motoboy Cauã da Silva reclama do constrangimento por não conseguir entregar as marmitas em bom estado para os clientes. “Recentemente uma Doblò foi passar por lá e acabou virando por conta dos buracos e da falta de asfalto e da terra. E quando chove fica bem precária. Precária mesmo a situação”, reclama.
O lado de Hortolândia também possui muitas indústrias, que veem aumentar os prejuízos com a manutenção frequente dos caminhões, como na firma do William Ferreira, que está há 20 anos no local. “Sempre foi assim, né? Sempre foi estrada de terra e o trânsito muito intenso, cada vez mais aumentando. Aí acaba que danifica os veículos”, afirma.
A CBN Campinas apurou, que dos cerca de 1000 metros de extensão da Estrada da Amizade, 400 metros fazem parte de Hortolândia, e os outros 600 metros de Campinas.
Em nota, a Prefeitura de Hortolândia garantiu realizar a manutenção frequente e o nivelamento do solo para melhorar as condições do tráfego, além da limpeza e poda do mato na parte da via que pertence ao município.
Já a Prefeitura de Campinas, também informou que realiza a manutenção regular com máquinas no local. As mais recentes na terça e na quarta-feira, com motoniveladora, rolo compactador e aplicação de material triturado.
Nós também perguntamos, às duas Prefeituras, sobre a possibilidade de asfaltamento da Estrada da Amizade. Em Hortolândia, a Administração respondeu que seria necessária uma parceria com a Prefeitura da cidade vizinha.
Em Campinas, a Secretaria de Serviços Públicos declarou que a equipe do Orçamento Cidadão pode receber os moradores e usuários da região para dialogar e encaminhar sobre as demandas do local.
A Administração campineira afirmou que uma assembleia para o recebimento de sugestões está prevista para o dia 27 de novembro, às 19h00, na Rua Clemente João Milani, 128, no Parque Floresta 2.
Para participar, a Prefeitura diz ser necessário realizar inscrições, até o dia 18 de novembro, pelos telefones (19) 2116-0710 e (19) 2116-0980; pelo e-mail orcamento.cidadao@campinas.sp.gov.br ou pelo site www.campinas.sp.gov.br/orcamentocidadao.




