A faixa leste do estado de São Paulo, onde está localizada a Região Metropolitana de Campinas, segue na zona de alerta da Defesa Civil para ventos fortes, de até 90 km/h, ao longo deste sábado (8).
Durante a madrugada, os efeitos da passagem do ciclone extratropical pelo estado provocaram rajadas de vento de 109 km/h no Vale do Paraíba, 93 km/h em Ourinhos e 80 km/h na cidade de São Paulo.
Em Campinas, cinco ocorrências de quedas de árvores foram registradas até o início da tarde, todas elas sem vítimas.
Alerta digital
Qualquer morador pode ser avisado previamente pelo celular sobre o risco de chuvas e episódios climáticos extremos. O serviço é oferecido gratuitamente pela Defesa Civil. Para o cadastro, é necessário enviar um SMS com o número do CEP para o número 40199.
Na noite desta sexta-feira (7), cerca de 30 milhões de moradores paulistas receberam um aviso sobre o risco de rajadas superiores a 60 km/h.
Previsão do tempo
De acordo com o gabinete de crise da Defesa Civil, chuvas moderadas ainda podem ser registradas ao longo deste sábado em todo o estado. Em entrevista ao Jornal da CBN, o porta-voz do órgão, Tenente Maxwell de Souza, afirma que a preocupação principal está voltada às rajadas de vento.
Para o domingo, o Cepagri (Centro de Pesquisas Meteorológicas e Climáticas Aplicadas à Agricultura), da Unicamp, projeta um dia com diminuição da nebulosidade e o reaparecimento do Sol. O dia deve amanhecer com 15ºC e a máxima não deve passar dos 26ºC.




