Vereadores de Campinas repercutem prisão preventiva de Bolsonaro

Foto: Gustavo Moreno/STF

Aos poucos durante a manhã deste sábado (22), os vereadores de Campinas começaram a repercutir a prisão preventiva do ex-presidente Jair Bolsonaro, que foi levado para a Superintendência Regional da Polícia Federal, em Brasília, às 6h.

Como era de se esperar, vereadores da esquerda comemoravam a prisão do ex-presidente, enquanto integrantes da direita repudiavam a decisão, autorizada pelo Ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes.

Benê Lima (PL) republicou um story do deputado estadual Paulo Mansur e escreveu “Esse demônio moraes vai cair ainda!!! (sic)”.

Guida Calixto (PT) postou um resumo da notícia, com uma imagem de Bolsonaro dentro de casa e dizendo se tratar de um “grande dia”.

Paolla Miguel (PT) postou nos stories uma imagem que diz “Bolsonaro preso”.

Gustavo Petta (PC do B) publicou uma foto do logo do plantão da TV Globo, e disse se tratar de “um ato de justiça.

Já Rodrigo da Farmadic (União Brasil) abriu uma enquete. Republicando a notícia publicada pela CNN Brasil, ele perguntou aos seguidores se a prisão é justa ou “absurdo”.

Veja as publicações

A prisão de Bolsonaro

O ex-presidente Jair Bolsonaro foi preso por volta das 6 horas da manhã deste sábado (22) pela Polícia Federal. Ele estava no condomínio onde mora, já cumprindo prisão domiciliar.

A prisão é preventiva e não se trata do cumprimento da pena, mas de uma medida cautelar. A prisão foi determinada por garantia da ordem pública, após o senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ) convocar, na noite de sexta-feira (21), uma vigília em frente ao condomínio do ex-presidente. A PF avaliou que o ato representava risco para participantes e agentes policiais.

Ele ficará em uma sala de estado, que é um espaço reservado para autoridades, como ex-presidentes.

Uma das justificativas para prisão preventiva é um vídeo que foi publicado ontem pelo senador Flávio Bolsonaro, em que ele convoca manifestantes para uma vigília pela saúde de Bolsonaro e pela liberdade no Brasil. O vídeo convocava esses manifestantes a se aglomerarem no balão do condomínio do ex-presidente Jair Bolsonaro, a partir das sete da noite deste sábado.

Moraes afirma na decisão que o conteúdo da convocação para referir da vigília indica a possível tentativa da utilização de apoiadores de Jair Messias Bolsonaro em aglomeração a ser realizada no local de cumprimento de sua prisão domiciliar, com a finalidade de obstruir a fiscalização das medidas cautelares e da prisão domiciliar pela Polícia Federal.

Consulta às redes sociais dos 33 vereadores de Campinas feita entre 10h00 e 10h10
Com colaboração de Aline Albuquerque

Compartilhe!

Pesquisar

Mais recentes

Polícia apreende máquina usada para embalar drogas em Campinas

Limeira faz plantão de vacinação neste sábado; exames também serão feitos

Ônibus que saiu de Piracicaba se envolve em acidente grave na Bandeirantes

PODCASTS

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.