A Polícia Federal prendeu o vice-prefeito de Hortolândia, Cafu César, durante a operação Coffee Break, realizada nesta quarta-feira (12). A ação investiga suspeitas de fraudes em contratos públicos ligados à compra de materiais escolares em Sumaré e Hortolândia.
Segundo a Controladoria-Geral da União, que participou da operação, há indícios de crimes como fraude em licitação, corrupção, superfaturamento e tráfico de influência em contratos de compra de materiais escolares em Sumaré e Hortolândia. O foco da investigação são contratos com a empresa Life Tecnologia Educacional, firmados a partir de 2020.
Em Hortolândia, os policiais também cumpriram mandados de busca na sede da prefeitura. A administração informou que está colaborando com as autoridades.
O advogado Ralph Tórtima Filho, que assumiu a defesa do vice-prefeito de Hortolândia, disse que está solicitando acesso aos autos e que somente se manifestará após conhecimento das Investigações.
Ao todo, foram cumpridos 50 mandados de busca e apreensão e seis de prisão preventiva em cidades de São Paulo, Distrito Federal e Paraná. Na região de Campinas, foram 19 mandados de busca e três de prisão.
Também houve ações em Piracicaba, Araraquara, Bauru, Presidente Prudente, Sorocaba, Santos, São Paulo, Barueri, Taboão da Serra, Brasília e Maringá. Em São Paulo, os agentes apreenderam uma grande quantidade de dinheiro.
Com informações de Aline Albuquerque/CBN Campinas e Jorge Talmon/EPTV




