Vinhedo entra no guia estadual de afroturismo com roteiros culturais

Foto: Divulgação/Governo de SP

Vinhedo passou a integrar a segunda edição do guia Afroturismo SP, lançado pela Secretaria de Turismo e Viagens do Estado. A publicação reúne 27 cidades com roteiros e patrimônios ligados à cultura afro-brasileira. No ano passado, eram 10 municípios.

Além de Vinhedo, Campinas também está no guia, com destaque para a Casa de Cultura Fazenda Roseira, sede da Comunidade Jongo Dito Ribeiro, conhecida por oficinas e vivências tradicionais.

Em Vinhedo, o material apresenta o projeto Rotas Afro Vinhedo, desenvolvido no bairro da Capela, região marcada pela influência africana. O guia também cita o Mapa da Cultura Negra, feito em parceria com a Secretaria Municipal de Cultura e Turismo e coletivos locais, que identifica referências afro-brasileiras na cidade.

O Afroturismo SP foi lançado no dia 18 de novembro, em São Paulo, com representantes de cidades e projetos culturais. Em Vinhedo, o roteiro Rotas Afro percorre pontos simbólicos da Capela, como a Rua do Café e a Rua Zumbi dos Palmares, e termina na praça que homenageia a matriarca do Samba de Bumbo. O projeto busca valorizar histórias e territórios que fazem parte da formação da cidade e que muitas vezes ficam fora dos circuitos oficiais de turismo.

Compartilhe!

Pesquisar

Mais recentes

Hortolândia tem nova edição do projeto Médicos em Missão neste sábado

Palmeirense de Limeira morre durante passeio turístico em Lima

Feira de Natal da Mulher Empreendedora acontece no Parque Taquaral neste fim de semana

PODCASTS

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.