A Secretaria de Saúde de Campinas divulgou nesta quinta-feira o 49º alerta sobre arboviroses. O documento apontou 25 bairros com alto risco de transmissão de dengue. Por isso, as ações contra o mosquito Aedes aegypti, que também transmite zika e chikungunya, serão intensificadas.
As regiões com maior risco estão espalhadas por todas as áreas da cidade, incluindo Taquaral, Centro, Jardim Garcia, Vila União, Jardim Campo Belo e Vila Paraíso. O alerta vale também para bairros menores no entorno dessas áreas.
A orientação é que moradores eliminem criadouros dentro de casa, já que 80% deles estão em residências. É preciso evitar acúmulo de água em latas, pneus e vasos, trocar a água das plantas a cada dois dias e manter caixas d’água e vasos sanitários fechados.
Em caso de dúvida sobre agentes, o telefone é 156 durante a semana e 199 nos fins de semana.
Segundo o painel de monitoramento de casos de dengue do governo do Estado, Campinas tem 45.138 registros positivos da doença. O número de mortes permanece em 27, mas as suspeitas tem caído. Agora são 12 mortes que aguardam resultados de exames feitos pelo Instituto Adolfo Lutz, em São Paulo.




