A Prefeitura de Campinas reabriu, na manhã desta terça-feira (16), os 25 parques e bosques municipais, além da Mata de Santa Genebra, após a redução do volume de chuvas. O acumulado foi de 68 milímetros em 72 horas, segundo o Sistema Integrado de Defesa Civil (Sidec), do governo do Estado de São Paulo. As áreas verdes estavam fechadas desde domingo (13).
De acordo com a Secretaria de Serviços Públicos, os parques públicos são áreas bem arborizadas e, por isso, a orientação é evitar a frequência de visitantes como medida preventiva. O manejo de arborização é feito nos parques, porém chuvas, ventos e solo encharcado podem derrubar mesmo as árvores saudáveis.
Decreto
O Decreto 24.175, de 27 de novembro de 2025, que dispõe sobre a Operação Chuvas de Verão, estabelece, como medida preventiva, que os parques e bosques sejam fechados à visitação pública quando o acumulado de chuvas, em 72 horas, atingir 80 milímetros.




