A instalação de bebedouros de água potável para aliviar o calor entre as viagens de ônibus, pode estar mais próxima de se tornar realidade em Campinas. É o que prevê um projeto de lei, de autoria do vereador Otto Alejandro (PL), que começa a tramitar na Câmara Municipal.
A ideia é que os equipamentos, hoje disponíveis nos terminais do BRT, agora também se estendam às estações de transferência do sistema.
Para quem pega diariamente ônibus em Campinas, a possível chegada dos bebedouros é bem-vinda, como destacam passageiros à espera do ônibus na Estação BRT Ipaussurama/Parque das Bandeiras.
Mas o sistema de BRT não é o único segmento a receber sugestões entre os vereadores. Alvo de reclamações entre os motoristas, a exclusividade dos corredores de ônibus rápidos em Campinas é tema de um projeto de lei protocolado pelo vereador Benê Lima (PL).
A proposta prevê a criação de horários delimitados do tempo de funcionamento do corredor exclusivo de ônibus.
Segundo o vereador, o objetivo é “padronizar as regras com outras regiões da cidade e diminuir a quantidade de multas emitidas em momentos de baixo fluxo de automóveis”.
A ideia é que, o uso exclusivo dos corredores em tempo integral só possa acontecer em trechos que tiverem estudos técnicos atualizados para isso.
Já nas faixas horárias com pouco movimento, como entre as 20h00 e 06h00, além dos domingos e feriados, o vereador propõe que o uso das faixas poderia ser livre.
Na Avenida John Boyd Dunlop, os motoristas avaliam que a medida pode ser positiva, ao ajudar a garantir mais fluidez.
A Emdec (Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas) diz acompanhar a tramitação dos dois projetos de lei na Câmara Municipal.
No caso da instalação de bebedouros no sistema BRT, a autarquia diz que acompanha a implantação de um projeto piloto sobre o tema, inclusive com testes já sendo desenvolvidos na Estação BRT Aurélia.
A ampliação da estrutura, no entanto, ainda aguarda a conclusão de estudos de viabilidade, já que depende do fornecimento de água potável nessas estruturas.
Sobre o apelo do ouvinte pela criação de sanitários nas estações, a Emdec esclarece que o projeto do BRT contemplou a instalação dos espaços nos terminais, onde os usuários podem permanecer por períodos mais longos aguarando conexões com linahs BRT ou alimentadoras.
Já o projeto das estações foi pensado apenas para o embarque ou desembarque, quando o período de permanência tende a ser menor.
Sobre a proposta de alterar as regras para o uso dos corredores exclusivos do BRT, a Emdec destaca que o conceito do sistema se baseia em um grande número de trechos de uso permanente e exclusivo dos próprios veículos do BRT.
A Emdec também diz que a rede já conta com faixas exclusivas com horário restrito de operação entre 06h00 e 08h00 e entre 16h00 e 19h00, de segunda a sexta-feira, que preservam a prioridade para os ônibus nos horários de pico.
Hoje, Campinas tem 12 avenidas com corredores exclusivos para a circulação de ônibus, além das avenidas integrantes do Corredor Central; e dos corredores BRT Campo Grande e Ouro Verde. No Corredor Perimetral, o tráfego de automóveis e ônibus é segregado.
Dirigir em faixas exclusivas de ônibus é infração gravíssima prevista no Código de Trânsito Brasileiro (CTB), e punida com sete pontos na carteira e aplicação de multa de R$ 293,47.
Para que se tornem efetivos, os projetos de lei precisam ser aprovados em dois turnos pelos vereadores e depois sancionados pelo prefeito municipal.




