Campinas registra 102 mil infrações de avanço ao sinal vermelho em 2025 

Veículo atravessa no sinal vermelho atinge motocicleta que estava com a passagem liberada. Foto: EMDEC/Reprodução

Campinas (SP) registrou, até novembro deste ano, 102.784 autuações por avanço ao sinal vermelho, aponta um levantamento realizado pela Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (Emdec). A infração representa 13,6% das registradas na cidade. 

Segundo a Emdec, Campinas registrou um total de 757.661 infrações de todos os tipos neste ano. Imagens registradas pelos radares mostram, inclusive, flagrantes de sinistros motivados pelo avanço semafórico.  

No último sábado (6/12), um Corolla avança a fase vermelha do semáforo localizado na rodovia Dr. Heitor Penteado (sentido Centro – bairro), na região da Sociedade Hípica de Campinas, no Bairro das Palmeiras. Ao avançar, atinge em cheio um motociclista que cruzava a Heitor Penteado vindo da rua Raul Teixeira Penteado/Ernesto Ziggiatti. O motociclista se levanta em seguida e o carro para um pouco à frente.  

De acordo com análises realizadas pelo Comitê Intersetorial Programa Vida no Trânsito, o desrespeito à sinalização de trânsito, que inclui o avanço semafórico, esteve presente em 17% dos 30 sinistros fatais em vias urbanas. O número representa cinco vidas perdidas. Foi o quarto fator de risco que mais matou neste ano, atrás apenas da velocidade (33%), bebida e direção (27%) e comportamento do pedestre (23%). 

  • Estagiário sob supervisão de Sandra Lambert
Compartilhe!

Pesquisar

Mais recentes

Parada técnica deixa visitantes presos em montanha russa no Hopi Hari

Temporal derruba cinco árvores na região dos DICs, em Campinas

Hanseníase

Diagnósticos de hanseníase têm aumento de 11% em Campinas

PODCASTS

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.