Campinas (SP) registrou, até novembro deste ano, 102.784 autuações por avanço ao sinal vermelho, aponta um levantamento realizado pela Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (Emdec). A infração representa 13,6% das registradas na cidade.
Segundo a Emdec, Campinas registrou um total de 757.661 infrações de todos os tipos neste ano. Imagens registradas pelos radares mostram, inclusive, flagrantes de sinistros motivados pelo avanço semafórico.
No último sábado (6/12), um Corolla avança a fase vermelha do semáforo localizado na rodovia Dr. Heitor Penteado (sentido Centro – bairro), na região da Sociedade Hípica de Campinas, no Bairro das Palmeiras. Ao avançar, atinge em cheio um motociclista que cruzava a Heitor Penteado vindo da rua Raul Teixeira Penteado/Ernesto Ziggiatti. O motociclista se levanta em seguida e o carro para um pouco à frente.
De acordo com análises realizadas pelo Comitê Intersetorial Programa Vida no Trânsito, o desrespeito à sinalização de trânsito, que inclui o avanço semafórico, esteve presente em 17% dos 30 sinistros fatais em vias urbanas. O número representa cinco vidas perdidas. Foi o quarto fator de risco que mais matou neste ano, atrás apenas da velocidade (33%), bebida e direção (27%) e comportamento do pedestre (23%).
*Estagiário sob supervisão




