Campinas registra 102 mil infrações de avanço ao sinal vermelho em 2025 

Veículo atravessa no sinal vermelho atinge motocicleta que estava com a passagem liberada. Foto: EMDEC/Reprodução

Campinas (SP) registrou, até novembro deste ano, 102.784 autuações por avanço ao sinal vermelho, aponta um levantamento realizado pela Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (Emdec). A infração representa 13,6% das registradas na cidade. 

Segundo a Emdec, Campinas registrou um total de 757.661 infrações de todos os tipos neste ano. Imagens registradas pelos radares mostram, inclusive, flagrantes de sinistros motivados pelo avanço semafórico.  

No último sábado (6/12), um Corolla avança a fase vermelha do semáforo localizado na rodovia Dr. Heitor Penteado (sentido Centro – bairro), na região da Sociedade Hípica de Campinas, no Bairro das Palmeiras. Ao avançar, atinge em cheio um motociclista que cruzava a Heitor Penteado vindo da rua Raul Teixeira Penteado/Ernesto Ziggiatti. O motociclista se levanta em seguida e o carro para um pouco à frente.  

De acordo com análises realizadas pelo Comitê Intersetorial Programa Vida no Trânsito, o desrespeito à sinalização de trânsito, que inclui o avanço semafórico, esteve presente em 17% dos 30 sinistros fatais em vias urbanas. O número representa cinco vidas perdidas. Foi o quarto fator de risco que mais matou neste ano, atrás apenas da velocidade (33%), bebida e direção (27%) e comportamento do pedestre (23%). 

*Estagiário sob supervisão

Compartilhe!

Pesquisar

Mais recentes

Emdec fecha trecho da Moraes Salles na noite desta 4ª feira; confira os desvios 

MPT e Unicamp lançam aplicativo de combate ao assédio no ambiente de trabalho

PECEGE assume gestão do Parque Tecnológico de Piracicaba e inaugura novo ciclo de inovação

PODCASTS

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.