Pela primeira vez desde 2020, o número de divórcios caiu na Região Metropolitana de Campinas (RMC). Dados divulgados nesta quarta-feira (10) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) mostram que, em 2024, foram registrados 7,5 mil divórcios, uma queda de 7% em relação aos 8,1 mil registrados no ano anterior.
O levantamento faz parte das Estatísticas do Registro Civil e reúne informações enviadas por cartórios e tabelionatos de todo o país. A publicação também traz dados sobre nascimentos, mortes e casamentos.
Casamentos voltam a crescer
Depois de oscilações nos últimos anos, a RMC registrou aumento de quase 4% nos casamentos: passaram de 17,9 mil em 2023 para 18,6 mil em 2024.
A faixa de idade com maior número de casamentos foi a de 25 a 29 anos, seguida por pessoas entre 30 e 35 anos.
Considerando os casamentos homoafetivos, a região registrou 194 uniões entre cônjuges femininos e 114 entre cônjuges masculinos.
Perfil de quem se divorcia
Segundo o levantamento, a maior parte das mulheres que se divorciaram em 2024 tinha entre 30 e 44 anos, somando 3.883 registros.
Entre os homens, a maioria estava na faixa de 35 a 49 anos, totalizando 3.763 divórcios.
Grande parte das separações envolveu casais com filhos menores de idade, o que reforça debates sobre guarda, responsabilidades e o impacto emocional nas crianças.
O que explicaria a tendência?
Para especialistas, fatores econômicos e mudanças no comportamento das famílias ajudam a explicar a combinação entre a queda nos divórcios e o aumento dos casamentos.
Segundo o cientista social Vitor Barletta, momentos de consolidação financeira podem pressionar relações, enquanto tendências como queda da natalidade e mudanças no padrão de formação de famílias também influenciam os índices.



