Um levantamento realizado nas 27 capitais do Brasil, pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) em parceria com a Offerwise Pesquisas, revela que 12,2 milhões de pessoas pretendem comprar os presentes apenas uma semana antes do Natal, o que corresponde a 10% dos consumidores que têm a intenção de presentear alguém neste fim de ano.
Para 38% dos entrevistados, a expectativa por promoções é a principal justificativa para comprar na última hora.
Outros 25% disseram que estão esperando o pagamento dos seus rendimentos ou da 2ª parcela do 13º salário e 19% admitem ser desorganizados.
Movimento no comércio local
A Acic estima que as vendas de fim de ano movimentem R$ 7,3 bilhões, crescimento de 4,6% em relação a 2024, quando foram comercializados R$ 6,97 bilhões no período.
O valor médio das comprar também deve subir para R$ 349 por consumidor, o que representa alta de 4,87% no ano. Em 2024, o ticket médio foi de R$ 332.




