Ciclone extratropical provoca chuva forte e ventos na região de Campinas

Foto: Carlos Bassan/PMC

A chuva intensa que atingiu a região entre a noite de terça-feira e a madrugada desta quarta provocou estragos em várias cidades. Em Campinas, segundo a prefeitura, foram registradas 11 quedas de galhos e árvores, além da queda de um muro, outro com risco de desabar e um alagamento em imóvel.

De acordo com o Ciiagro, Campinas teve acumulado de 29,8 milímetros entre 20h e 4h, com pico às 23h, quando choveu 10,9 milímetros.

Em Piracicaba, o volume chegou a 45,7 milímetros no mesmo período, sendo 15 milímetros às 22h. A Defesa Civil informou que houve cinco quedas de árvores sobre vias públicas.

Em Vinhedo, caiu pelo menos uma árvore. Em Limeira, a chuva foi mais concentrada na madrugada, entre 3h40 e 6h20, com 12,3 milímetros.

Indaiatuba registrou o maior acumulado: 91,7 milímetros nas últimas 24 horas. Uma árvore caiu e já foi retirada pelas equipes.

Segundo a Defesa Civil do Estado, os temporais estão relacionados à formação de um ciclone extratropical no Sul do Brasil. O fenômeno é uma área de baixa pressão que reorganiza os ventos e provoca instabilidades. Ele se forma pelo encontro de massas de ar quente e frio e está associado a frentes frias.

Mesmo distante, o ciclone influencia São Paulo porque traz umidade para o Sudeste, aumenta a nebulosidade e provoca chuva e ventos fortes. A previsão é de rajadas que podem passar de 90 km/h na faixa leste do estado.

Compartilhe!

Pesquisar

Mais recentes

Ônibus pega fogo na Rodovia dos Bandeirantes na manhã desta quarta em Campinas

Polícia investiga professor por importunação sexual em escola estadual em Sta. Bárbara d’Oeste

Capivari inicia nesta quarta-feira a vacinação contra bronquiolite para gestantes

PODCASTS

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.