Licenças de obras podem sair no mesmo dia em Campinas; entenda

Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil

O prefeito de Campinas, Dário Saadi (Republicanos), sancionou nesta quarta-feira (17), a lei complementar que oficializa a criação do sistema de Alvará Autodeclaratório para Obras. A iniciativa passa a funcionar graças à plataforma “Construa Já”.

Três tipos de obras vão ser contemplados pelas alterações trazidas pela lei: as obras de demolição total; as reformas sem acréscimo de área; e as edificações horizontais em áreas novas, com alvará de demolição total e de acordo com as regras de zoneamento. 

O novo sistema oferece uma série de parâmetros pré-configurados onde os engenheiros e arquitetos responsáveis saberão se atendem ou não às exigências para a obtenção do alvará de licença para as obras

Segundo a Prefeitura, cerca de 2.500 processos físicos em tramitação já se enquadram no programa, que recebeu as sugestões da equipe do Ministério Público. 

O prefeito Dário Saadi (Republicanos) destaca que os servidores que deixarão de trabalhar na análise de processos pequenos serão alocados para a análise de projetos de grande porte

“Esse programa tem oito parâmetros que se não estiver de acordo com a lei, não avança. Então o arquiteto ou engenheiro vai ter mais segurança de estar dentro da legislação urbanística da cidade e pode caminhar”, explicou.

Ainda de acordo com a nova lei sancionada, alguns tipos de obra estão excluídos do Alvará Autodeclaratório, em qualquer hipótese: as glebas urbanas; as obras com licenciamento ambiental; as obras sujeitas ao Estudo de Impacto de Vizinhança; os empreendimentos tombados ou em estudo de tombamento; e as reformas sem acréscimo de área, mas com alguma mudança de estrutura. 

A secretária municipal de Urbanismo, Carolina Baracat, explica que o alvará autodeclaratório continua sendo optativo, mas os empreendimentos que optarem por ele poderão ter o acesso aos documentos de forma praticamente automática.

“Hoje uma obra nova em Campinas levava de seis a oito meses para licenciar, de metragens inferiores a 2.500m². Agora a licença é automática. Ele alimenta o sistema, paga a taxa, o proprietário assina a responsabilidade e no mesmo dia ele pode ter acesso à licença automática, com QR code e certificação digital”, detalhou.

Foto: Rogério Capela/Prefeitura de Campinas

A Prefeitura de Campinas também afirma que o programa atende às recomendações do Ministério Público. 

Para ampliar o acesso ao Aprova Fácil, a Semurb promove, entre 19 e 22 de janeiro, uma capacitação presencial, nos períodos da manhã e da tarde, para os interessados em aprender a usar a plataforma Construa Já. Cada turma tem 60 vagas. 

Exclusivamente no dia 22, a Secretaria também promove uma turma online. Os cursos acontecem na sede da ACIC, no Centro. As informações podem ser obtidas aqui.

Compartilhe!

Pesquisar

Mais recentes

Parada técnica deixa visitantes presos em montanha russa no Hopi Hari

Temporal derruba cinco árvores na região dos DICs, em Campinas

Hanseníase

Diagnósticos de hanseníase têm aumento de 11% em Campinas

PODCASTS

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.