Os 69 centros de saúde de Campinas já estão abastecidos com o novo imunizante para gestantes a partir da 28ª semana. A vacina contra o vírus sincicial respiratório (VSR) – que causa bronquiolite e outras doenças – é administrada em dose única a cada gestação, sem restrição de idade da mulher, segundo o Ministério da Saúde.
Em Campinas foram distribuídas 3.273 doses, neste primeiro lote. A coordenadora do programa de imunização do Município, Chaula Vizelli, ressaltou a importância da nova vacina incorporada ao PNI, o Plano Nacional de Imunização.
A vacina garante a proteção de bebês a partir da transferência de anticorpos pela mãe. O vírus é responsável pela maioria dos casos de bronquiolite e pneumonias em crianças menores de 2 anos.
A metrópole registrou, de janeiro a novembro deste ano, 1175 casos da doença. Desse números, 14 vítimas da doença morreram, principalmente crianças e idosos. A coordenadora explicou ainda a gravidade do vírus.
De acordo com a Secretaria de Saúde, a gestante pode receber a dose com outras vacinas no mesmo dia se houver a necessidade de atualização da caderneta.
Algumas gestantes aproveitaram o primeiro dia de distribuição da vacina para garantir a dose, como a dona de casa Estela dos Santos. Grávida de 37 semanas, a doença não é mais uma preocupação para ela e o bebê.
Para receber a vacina contra o VSR, a gestante deve apresentar documento com foto, cartão do pré-natal (caso não acompanhe no CS) e caderneta de vacinação, se tiver.




