Um incêndio de grandes proporções atingiu uma área de mata na região do bairro São Martinho, em Campinas, na manhã desta quinta-feira (11). O local estava tomado por lixo, descartado de forma irregular, o que colaborou para a propagação do fogo. Ninguém ficou ferido.
Motoristas que passavam pela Rodovia Anhanguera e vias do entorno registraram a cortina de fumaça que se formou no céu e podia ser vista de longe.
O terreno onde o incêndio ocorreu fica em uma área de difícil acesso e funciona como um lixão a céu aberto. No local, podem ser encontrados materiais como palets e outros materiais em madeira, bags com plástico e restos de fiação, além de muitos pneus.

Segundo o Corpo de Bombeiros, foram os pneus queimados que causaram o incêndio. Duas equipes da corporação com caminhões-tanque atuaram por mais de duas horas para combater as chamas.
Ainda não se sabe o que provocou o incêndio. Por se tratar de uma área de descarte de lixo, os Bombeiros suspeitam que alguém tentou queimar parte do lixo, quando o fogo tomou grandes proporções.

A reportagem da CBN Campinas questionou a Prefeitura sobre a área. Em nota, o Município informou que a Secretaria de Serviços Públicos realizará a limpeza da área e da estrada municipal José Sedano, na tarde desta quinta-feira, com máquinas e caminhões. Os resíduos descartados irregularmente serão coletados.
Disse ainda que a área pertence a Companhhia de Desenvolvimento Habitacional Urbano, do governo do Estado (CDHU), que também será notificada a manter o terreno limpo.
Ainda segundo a Prefeitura, o descarte irregular, inclusive com resíduos domiciliares, é recorrente nesta via, mesmo com serviço de coleta de lixo na cidade toda, 16 ecopontos, cata-treco, coleta seletiva, cooperativas de reciclagem e Usina Recicladora de Materiais.






