Indaiatuba inicia liberação do Aedes do Bem no Centro para combater dengue

Foto: Arquivo/CBN Campinas

Indaiatuba iniciou nesta quarta-feira (03), uma nova etapa do programa Aedes do Bem, tecnologia que utiliza mosquitos machos modificados para reduzir a população do Aedes aegypti, transmissor da Dengue, Zika e Chikungunya. A ação passou a abranger a região central após ter sido aplicada entre 2018 e 2022 em 12 bairros da cidade, período em que apresentou resultados expressivos na queda do número de mosquitos.

Na Praça Dom Pedro II, foi montado um espaço interativo com microscópios, gaiolas com mosquitos machos, modelos das caixas de liberação e material educativo. De acordo com o prefeito Custódio Tavares, a iniciativa reforça a estratégia de prevenção e aproxima a população da tecnologia.

Foto: Samuel Rodrigues/CBN Campinas

O Aedes do Bem funciona por meio da liberação apenas de mosquitos machos. Esses insetos não picam e carregam uma característica autolimitante que impede que os descendentes sobrevivam até a fase adulta.

A tecnologia foi testada em Indaiatuba por quatro anos e beneficiou mais de 45 mil moradores. Um estudo apontou redução de até 96 por cento da população de mosquitos selvagens nas áreas tratadas. O monitoramento também indicou que os mosquitos liberados desaparecem naturalmente entre 13 e 24 semanas após o fim das liberações.

Nos primeiros dias, a população pode perceber um aumento temporário de mosquitos visíveis. A Prefeitura explica que isso ocorre devido à liberação dos machos, que não picam e não transmitem doenças. A tendência é que eles desapareçam naturalmente após algumas semanas.

Mesmo com a ampliação do Aedes do Bem, a Secretaria de Saúde reforça que nenhuma tecnologia substitui o cuidado básico dentro de casa. Dedicar dez minutos por semana para eliminar criadouros continua sendo considerado o método mais eficaz para prevenir casos de dengue.

Compartilhe!

Pesquisar

Mais recentes

Confirmação recente de raiva em morcego reforça alerta para vacinação de pets em Itapira

Pitbull ataca adolescentes e deixa jovem ferido em Mogi Mirim

Desfile de Muladeiros altera trânsito em Valinhos neste domingo

PODCASTS

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.