As tradicionais luzes de Natal chegaram para enfeitar vias públicas e as casas de muitas famílias. Mas além de todo esse colorido, nessa época do ano também é importante prestar atenção à segurança dos adereços natalinos e nas instalações elétricas para evitar acidentes.
O coordenador da Câmara Especializada de Engenharia Elétrica do Crea estadual, Heverton Sanches, afirma que o número de acidentes com instalações elétricas cresce no fim de ano.
A maior parte dos acidentes acontece dentro de casa e a protagonista da decoração, a árvore de Natal, também é o ponto principal de atenção. Por ser fabricada em material plástico, altamente inflamável, os cabos precisam estar com a ligação correta na tomada para evitar os curtos ou princípios de incêndio.
Alguns equipamentos facilitam a montagem da árvore, quando é preciso mais de um cordão de luzes, como é o caso do chamado T ou benjamin. O representante da Elektro, André Fernandes, explica que eles podem ser usados, mas reforça as práticas seguras.
O aposentado Reginaldo Dias é um entusiasta da data e também faz questão de tomar todos os cuidados.
Além de tomar cuidado com os acidentes, escolher as luzes corretas pode trazer economia para a conta de energia no fim do mês. Escolher o pisca-pisca em led, por exemplo, pode gerar uma economia de até 70% em relação às luzes tradicionais.




