Mutirão contra dengue reforça alerta para verão e risco de nova epidemia em Campinas

Foto: Samuel Rodrigues

Com a chegada do verão e o aumento das chuvas, Campinas intensifica o alerta contra a dengue para evitar a repetição da pior epidemia da história da cidade. A Prefeitura realiza nesta sexta-feira, dia 19, o 12º Mutirão de Enfrentamento às Arboviroses do ano, com ações concentradas na região do Jardim São José.

A retomada dos mutirões ocorre de forma preventiva, já que a combinação de altas temperaturas e períodos chuvosos cria condições favoráveis para a proliferação do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, zika e chikungunya. Embora o aumento no número de casos ainda não seja considerado expressivo, a Vigilância em Saúde avalia o cenário como um sinal de alerta para intensificar as ações antes do pico da doença, que normalmente ocorre entre os meses de março e abril.

Segundo dados do governo do Estado, Campinas soma 45.317 casos confirmados de dengue neste ano. Vinte e sete pessoas morreram em decorrência da doença, e outras 15 mortes ainda aguardam confirmação do Instituto Adolfo Lutz. Em 2024, a cidade enfrentou a pior epidemia da história, com mais de 121 mil casos e 92 óbitos.

O monitoramento da situação epidemiológica é feito diariamente pela Prefeitura. Semanalmente, são identificados os bairros com maior risco de transmissão, o que orienta o direcionamento das ações de campo. Os mutirões são realizados quando as atividades de rotina não são suficientes para eliminar os criadouros do mosquito.

Em uma das ações mais recentes, equipes percorreram 16 bairros, visitaram cerca de sete mil imóveis e retiraram mais de 155 toneladas de resíduos, em um trabalho integrado entre diferentes secretarias municipais.

A Prefeitura reforça que a maior parte dos focos do Aedes aegypti continua sendo encontrada dentro das residências e orienta os moradores a realizarem vistorias semanais, que levam cerca de dez minutos, tanto na área interna quanto externa das casas. A recomendação é atenção especial a pratinhos de plantas, calhas, ralos, vasos sanitários pouco utilizados e recipientes que possam acumular água.

O mutirão desta sexta-feira atende bairros como Jardim São José, Jardim das Bandeiras, Jardim Santa Rita de Cássia, Parque Camboriú, Vila Lourdes, Jardim do Lago, Parque Centenário e Gleba B.

Compartilhe!

Pesquisar

Mais recentes

Dois meses depois, como está a investigação das supostas “rachadinhas” em emendas da Saúde?

CP contra Otto Alejandro pede arquivamento de processo

Indaiatuba firma parceria para projeto de arborização segura

PODCASTS

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.