‘Natal sem Fome 2025’ arrecada 10,7 toneladas e vai até segunda (15) em Campinas

Foto: Carlos Bassan/ Prefeitura de Campinas

A Campanha Natal sem Fome 2025, em Campinas, alcançou nesta sexta-feira (12) a marca de 10,7 toneladas de alimentos não perecíveis arrecadados. A iniciativa reúne a Prefeitura, a Câmara Municipal, empresas e veículos de comunicação no enfrentamento à insegurança alimentar no município.

As doações podem ser feitas até esta segunda-feira (15) em um dos 23 postos fixos de arrecadação espalhados pela cidade. Neste ano, a campanha tem como foco o atendimento às 2,8 mil famílias atendidas pelo programa estadual Viva Leite, gerenciado pela Prefeitura.

A lista completa dos locais de doação está disponível no hotsite oficial da campanha. Podem ser doados itens como arroz, feijão, macarrão, óleo, leite UHT, açúcar, farinha, enlatados, café e biscoitos. Produtos perecíveis, embalagens danificadas ou próximas do vencimento não devem ser entregues.

Combate à insegurança alimentar

As ações de enfrentamento à fome em Campinas seguem as diretrizes do II Plano Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional (Plamsan), que entra em vigor em 2026 e tem validade até 2029. O plano prevê a ampliação do acesso a alimentos de qualidade e à água potável, além da integração de políticas públicas nas áreas de saúde, educação e assistência social.

Entre as medidas estruturantes estão o aumento das compras públicas da agricultura familiar, o apoio a cozinhas comunitárias e feiras solidárias, o estímulo à agroecologia e a criação de programas voltados à agricultura urbana e periurbana.

Rede de programas e parcerias

Campinas mantém uma ampla estrutura de segurança alimentar, com iniciativas como o Banco Municipal de Alimentos, que atende cerca de 17 mil pessoas por mês; o Programa Municipal de Alimentação Escolar, que serve aproximadamente 290 mil refeições diárias; e o Cartão Nutrir, que oferece auxílio financeiro para famílias em situação de vulnerabilidade.

Em parceria com os governos estadual e federal, o município também conta com programas como o Viva Leite, o Restaurante Popular Bom Prato e o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA). A sociedade civil complementa as ações com iniciativas como cozinhas solidárias e projetos de combate ao desperdício de alimentos.

Compartilhe!

Pesquisar

Mais recentes

Suspeitos de roubo a loja de games morrem em confronto com a polícia em Campinas

Justiça condena influenciador por exploração de trabalho

Rede Mário Gatti realiza prova de residência com 1.394 inscritos neste sábado (13)

PODCASTS

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.